No Brasil, negros sofrem não só a discriminação racial devida ao preconceito racial e operada no plano privado, mas também e sobretudo o racismo institucional, que inspira as políticas estatais que lhes são dirigidas e se materializa nelas. Trata-se de discriminação racial praticada pelo Estado ao atuar de forma diferenciada em relação a esses segmentos populacionais, introduzindo em nossas cidades e em nossa sociedade, pela via das políticas públicas. Os negros são as maiores vítimas de homicídio. Segundo dados do Mapa da violência, o número de vítimas brancas na população brasileira diminuiu, já entre os negros, o número de vítimas de homicídio aumentou mais de 30,2%.
Os dados são mais dramáticos quando se consideram os jovens: o número de homicídios de jovens brancos caiu, no período 30%, enquanto o de jovens negros cresceu 25%, o que significa que a brecha de mortalidade entre brancos e negros cresceu.
A Prefeitura de Campo Grande, a Secretaria de Governo Segov, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, da Coordenadoria de Políticas de Promoção Para a Igualdade Racial, juntamente com a PARCEIROS realizarão um COLOQUIO com o tema AS INTERFACES DO RACISMO – RACISMO INSTITUCIONAL, na Guarda Municipal, com o objetivo de abrir uma conversação a respeito desta temática, apresentando dados e fatos reais que aumentam as desigualdades em nossa sociedade.
Programação do Evento:
– Abertura: 08:30 h
Mesa de autoridades
Fala de convidados
Serviço:
Nome do Evento: COLOQUIO AS INTERFACES DO RACISMO – RACISMO INSTITUCIONAL
Data: 20 DE novembro DE 2019
Horário: 08:30 AS 11 h.
Local: Auditório do IMPCG
Setor ou Coordenadoria Organizadora: CPPIR
Pessoa Responsável/ Organizador: ROSANA- 99227-9241/ 20201181
Público Alvo: GUARDAS MUNICIPAIS
Número previsto de pessoas: 100 PESSOAS