A GT Sprint Race, que chega à 11ª temporada, terá sua etapa de abertura na próxima semana, dia 13, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A categoria, cuja primeira prova foi realizada em 12 de maio de 2012 em Interlagos (SP), começa 2022 com um grid bem mais numeroso, em relação à temporada passada, composto por 32 pilotos. Porém, este número ainda pode aumentar, considerando que é permitido em regulamento do campeonato correr com até dois competidores por carro, para o duelo nas três classes, PRO, PROAM e AM.
Entre as novidades de 2022, está o ex-Fórmula 1 Antonio Pizzonia. Outros renomes do automobilismo nacional com currículos invejáveis também estão confirmados, como o bicampeão da GT Sprint Race Thiago Camilo, Luciano Zangirolami e Rodrigo Sperafico, todas com uma bela carreira nacional e internacional.
Dentre os novatos que se juntam ao elenco, além de Pizzonia, já são cinco os anunciados: Brendon Zonta, Lucas Mendes, Leonardo Yoshii, Alexandre Kauê e Diogo Moscato.
Thiago Marques, CEO da GT Sprint Race, destaca que as disputas entre diferentes classes de pilotos dentro da mesma corrida ainda é o principal trunfo da categoria. “Conseguimos atingir o nosso objetivo de trazer uma categoria no formato PROAM para o Brasil. Hoje temos um grid de profissionais de altíssimo nível na classe PRO, sendo um dos mais disputados do país. Na divisão AM, uma excelente opção para gentlemans drivers”, diz.
Para esta temporada, 27 pilotos já foram anunciados e outros cinco nomes surpresa serão conhecidos no início da próxima semana, que abrirá a temporada no circuito gaúcho. “Estamos com o grid completo, e com lista de espera para novos pilotos, os quais, infelizmente, não tivemos carros para atendê-los”, finaliza Thiago.
CAMPEÕES
Um fato curioso: algumas vagas foram confirmadas justamente por campeões do campeonato genuinamente brasileiro. Dos 32 pilotos do grid, nove já conquistaram, pelo menos, um título.
Na PRO, Thiago Camilo, é o maior campeão da atualidade, com duas conquistas no Overall e uma no Special Edition. Computou um título cada, Gerson Campos (campeão de 2018 e conta três vice-campeonatos de 2017, 2019 e 2020), a dupla Marcelo Henriques / Alex Seid (campeã na categoria PROAM e vice-campeã no Overall e Special Edition de 2020) e Jorge Martelli (campeão de 2017 e o vice-campeão em 2016).
Na PROAM, Dudu Trindade, foi campeão da Internacional Cup 2019. Na AM, três outros triunfaram uma vez cada, casos de Giovani Girotto, Luís Debes e Walter Lester.
O duelo nas três classes, PRO, PROAM e AM, será alucinante e as etapas, recheadas de emoção, poderão ser conferidas ao vivo pela BandSports e pelo canal no youtube.com/GTSprintRace. Também serão exibidas, com cobertura completa, no programa Acelerados e no Motorsports Brasil.
A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli, Militec1, com apoio de TecPads, Fremax, Graxa e Real Radiadores.
Confira a lista de pilotos confirmados, e seus respectivos carros, para a largada da etapa inicial em Santa Cruz do Sul/RS:
PRO
#01 Alex Seid /Marcelo Henriques
#13 Rafael Dias
#19 Luciano Zangirolami
#82 Gerson Campos
#21 Thiago Camilo / Raphael Teixeira
#87 Rodrigo Sperafico / Jorge Martelli
#77 Pedro Costa
#12 Antonio Pizzonia / Edgar Bueno Neto
PROAM
#10 Adalberto Baptista
#61 Antonio Junqueira
#18 Eduardo Trindade
#79 Rafael Seibel
#54 Diogo Moscato
#25 Sérgio Ramalho / Brendon Zonta
#16 Lucas Mendes / Marco Garcia
AM
#08 Alexandre Cauê
#37 Luís Debes
#17 Walter Lester
#72 Giovani Girotto
#78 Leonardo Yoshii
#31 Roberto Possas
Calendário da GT Sprint Race 2022:
Etapa 1 – 13 de Março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 03 de Abril – Velocitta – Mogi Guaçu (SP)
Etapa 3 – 01 de Maio – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 4 – 05 de Junho – Goiânia (GO)
Etapa 5 – 10 de Julho – Londrina (PR)
Etapa 6 – 21 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 7 – 18 de Setembro – Tarumã – Viamão (RS)
Etapa 8 – 06 de Novembro – Brasília (DF)
Etapa 9 – 11 de Dezembro – a definir