Para conseguir revender seu carro com o melhor preço possível, a internet se tornou uma grande aliada. Seja anunciando em sites de compra e venda, em fóruns ou nas redes sociais, é possível conseguir um bom negócio com um anúncio certeiro. Separamos algumas dicas que podem tornar seu automóvel mais atrativo para os possíveis compradores, seja na internet ou nas lojas físicas.
O preço importa
O desejo de todo anunciante é conseguir um bom preço no seu produto, certo? Por isso é essencial que o proprietário do carro verifique a média de preço que o modelo está sendo vendido, para que o valor pedido não fique muito abaixo e nem extrapole o nível aceitável. Vale consultar também a tabela Fipe, que será sua principal base.
Nem tão rodado
Se você ainda tem um pé atrás quando falamos em vendas pela internet e prefere garantir a venda do seu seminovo em uma concessionária, também deve se atentar a alguns detalhes. Os modelos mais procurados são aqueles fabricados a partir de 2013 ou 2014, com motor 1.0 e é claro, em bom estado de conservação.
Para alguns lojistas, carros completos e com baixa quilometragem, principalmente aqueles com até 70 mil km, são os principais alvos dos compradores. Modelos com valores mais baixos e completos também tem tido alto índice de procura.
Anúncio online
Quando falamos em anúncios online, uma dica valiosa é ser paciente e, é claro, saber filtrar muito bem as propostas que recebe, incluindo as ofertas de troca por um outro modelo, coisa muito comum. Nesses casos, deve-se analisar o valor de ambos, as condições do carro oferecido para troca tanto mecânicas e estéticas, quanto documentais.
Para Giselle Tachinardi, diretora de um site de automóveis, o mais importante na hora de fazer anúncio é garantir que todas as informações estejam disponíveis na descrição, sem deixar nada faltar. “Os carros tendem a desvalorizar muito rápido, por isso é importante que você deixe bem claro quais são os pontos positivos do seu veículo e o por que ele merece ser comprado”, conta.
O Seguro conta
Pouco importa se o carro é aquele que o cliente deseja e se está em bom estado, se no final das contas não há seguro que o cubra. Comprar um carro é sempre uma grande decisão, e a sensação de insegurança pode fazer o comprador voltar atrás no negócio. Por isso, certifique-se de que seu veículo possui ampla cobertura de seguradoras. Caso isso seja uma vantagem, tire proveito disso e deixe bem evidente em seu anúncio. Se esse não for o caso, saiba que a falta de cobertura pode afetar muito o valor pedido no carro.
Veículo em perfeito estado
Tenha cuidado na hora de descrever seu carro, afinal, adjetivos e superlativos não pegam bem para nenhum vendedor. Não tenha medo de descrever o seu carro em todos os detalhes, mas sempre fale a verdade sobre as condições do veículo, mas sem exageros. É importante não deixar de mencionar as características mais marcantes do veículo, como : marca, modelo, ano, tipo de combustível, câmbio, quilometragem e equipamentos.
Embora não seja muito comum, vale informar se o carro teve maior uso urbano ou rodoviário. Isso oferece ao comprador uma boa ideia sobre as condições do veículo. Vale mencionar ainda se o modelo está em garantia e se as revisões foram feitas em oficina. Não se esqueça de informar o número que compõe o final da placa.
Para José Carlos Batista, diretor de vendas e varejo da Localiza Seminovos, apesar da internet trazer um volume de informações e proporcionar maior facilidade para encontrar o veículo desejado, a precificação depende da plena descrição do carro. “A omissão de informações sobre o estado real do carro pode afetar a avaliação e o valor dele”, explica.
Para ele, os detalhes contidos na descrição do anúncio variam muito do que é atrativo no modelo em questão. A existência de sistemas de navegação e interação em alguns modelos, por exemplo, tornam o anúncio muito mais interessante. Já nos casos dos carros econômicos ( como os compactos com motor 1.0), o mais relevante para o comprador é saber se o carro é completo, ou seja, se tem vidros e travas elétricas, ar-condiconado e direção hidráulica ou elétrica.
Transparência
A transparência é a conduta mais valiosa na hora de revender o seu carro. Tachinardi afirma que é essencial deixar claro os defeitos do modelo na descrição do anúncio. Isso não irá repelir os interessados, muito pelo contrário: dá o patamar necessário para que o comprador decida com antecedência se é ou não capaz de assumir as avarias do modelo. “Deixe claro os defeitos na descrição, isso não diminui o interesse do comprador”, afirma. Em contrapartida, procure valorizar os demais atributos do carro e compreender se houver necessidade de reduzir o preços devido a algum problema.
Quando o carro parte da condição de seminovo e passa a ser considerado um “usado”, a maior questão colocada em cheque é a confiabilidade e a segurança do veículo. De acordo com Batista, não saber se a quilometragem é real, ou se o carro já passou por um sinistro compromete a venda de um usado, por isso é essencial transmisitir confiabilidade na venda: “Além disso, o cliente precisa saber se as revisões foram realmente feitas, pois a ausência delas compromete a qualidade do carro”, afirma.
Fotografia
Não precisa ser nenhum fotógrafo profissional para tirar fotos que valorizem o seu automóvel. O primeiro passo é sem dúvida lavá-lo e prepará-lo para as fotos. Escolher um bom ambiente também vale muito: busque um lugar neutro com uma boa iluminação para fotografar.
Não exagere: muitas fotos podem acabar entediando o interessado. Tachinardi afirma que seis(6) é o número ideal de fotos em um anúncio automotivo. “Álbuns com mais de sete fotos fazem com que o comprador perca o interesse” afirma. Então tire em torno de seis fotos que contemplem os principais ângulos do carro: frontal, lateral, traseira, imagens detalhando o painel, interior e também as rodas.
Uma dica valiosa é: manter a câmera na altura dos olhos, para um ponto de vista mais realista do carro, procure também tirar ao menos uma foto que mostre o painel ligado, com a chave virada na ignição.
Seja Acessível
Diferente de quando vendemos nosso carro para a concessionária e deixamos de ser “responsáveis’ pela revenda dele, os anúncios pela internet exigem um pouco mais de atenção do proprietário. É essencial estar sempre atento as propostas que recebe diariamente, ser atencioso e estar diposto a esclarecer todas as dúvidas. Quanto mais rápido o vendedor atende um comprador, maior a chance de venda.
Modelos mais procurados
O crescimento do mercado de utilitários deu aos SUV’s uma posição privilegiada no mercado de seminovos. Para Batista, os SUV’s perdem apenas para os carros de entrada com motores 1.0, que continunam sendo a preferência do público, assim como no mercado de veículos novos. Os modelos mais procurados seguem a tendência dos carros 0 km mais emplacados do país. Dominam as buscas os hatchs Hyundai HB20,Chevrolet Onix, Ford Ka e Renault Sandero, por exemplo.