Como formatar um trabalho acadêmico

Formatar um trabalho acadêmico ou os mais variados tipos de TCC de modo adequado pode ser um tanto quanto desafiador, No entanto, é essencial para a transmissão de novas informações de maneira clara e organizada, ao seguir as normas e as diretrizes que foram estabelecidas pelas instituições de ensino e de acordo com padrões acadêmicos.

Além disso, a formatação de um trabalho acadêmico deve seguir padrões em específico que podem garantir a organização e a apresentação apropriada das informações que foram encontradas. Por essa razão, é importante destacar que essas são apenas diretrizes gerais e que as normas podem variar. No entanto, é essencial consultar as diretrizes específicas fornecidas por cada uma das instituições ou de acordo com as normas acadêmicas adotadas em cada área de estudo.

Mesmo que as diretrizes possam variar ao depender de cada instituição ou das normas adotadas, nós separamos a seguir mostraremos como formatar um trabalho acadêmico:

A estrutura geral do trabalho deve conter a capa que é a seção que inclui o título que foi escolhido para o trabalho, qual é o nome da instituição de ensino, qual é o nome do autor do trabalho e que realizou a pesquisa, além de algumas informações que podem exigidas pela instituição de ensino.

Já seção de citações e de referências está separada em duas categorias:

  • As citações diretas em que ao citar diretamente uma fonte, é preciso fazer o uso das aspas duplas (“”) e indicar a referência com o sobrenome do autor, qual foi o ano de publicação e a página do trabalho que foi referenciado.
  • As citações indiretas ocorrem no momento em que o estudante parafraseia algum conteúdo e inclui a referência com o sobrenome do autor e, logo em seguida, qual foi o ano de publicação.

As citações indiretas ocorrem no momento em que o estudante parafraseia algum conteúdo e inclui a referência com o sobrenome do autor e, logo em seguida, qual foi o ano de publicação.

Em suma, é preciso seguir as normas da instituição ou as diretrizes específicas fornecidas pelo professor orientador, através do emprego da linguagem clara e formal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo