Neste sábado acontece em Campo Grande a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), no auditório do Instituto Mirim, na avenida Fábio Zahran, com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.
A realização é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da subsecretaria de promoção à Igualdade Racial (SUBPIRC), ligada a Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC) em parceria com o Conselho Estadual do Direito do Negro.
O evento contará com a presença do Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo e da Conselheira Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Mãe Tuca D’Osoguiã, além da vice-governadora Rose Modesto, do subsecretário estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Leonardo Melo, entre outras autoridades.
O combate à discriminação por crença, gênero, raça e etnia têm obtido muitas conquistas, mas a violência racial ainda é uma realidade que ameaça a democracia e a igualdade de direitos e oportunidades. A Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial é um encontro de lideranças da sociedade civil e representantes de governos municipais, estaduais e federal para dialogar sobre as políticas públicas para o enfrentamento do racismo no Mato Grosso do Sul e se espelha na Conferência Nacional, que este ano acontece no mês de maio, em Brasília.
Antes da etapa nacional, as conferências realizadas nos municípios ou regionalmente, e depois as conferências estaduais e a distrital, são a oportunidade de um grande debate nacional sobre o tema.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, do Governo Federal, as políticas públicas voltadas para população negra e combate à discriminação racial são obrigação de todos os governos, independentemente de ideologia política.
Confira a programação:
7h às 7h30 – Credenciamento
8h20 – Abertura Oficial, vídeo institucional, apresentação cultural, aprovação do Regimento Interno, mesa e palestras
11h30 – Intervalo com almoço cultural
13h – Grupo de trabalho por eixos – leitura e discussão das propostas
16h – Plenária Final – aprovação de propostas, moções e eleição de delegados
17h – Coffe break – encerramento