São Paulo (SP) – O primeiro simulador realístico de ambulância para treinamentos e capacitação de estudantes de medicina e enfermagem, desenvolvido pela Csanmek, empresa brasileira especializada em soluções para a área da saúde e formação profissional de médicos, será um dos destaques do 61° Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que acontece de 5 a 8 de outubro deste ano, na cidade de Fortaleza, Ceará.
A tecnologia inédita também é destinada às equipes de emergência móvel do SAMU (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros. O equipamento recria o ambiente real de uma ambulância médica, incluindo todos os instrumentos de um veículo credenciado operacional, e possui uma base móvel que simula o balanço e a movimentação em ruas e avenidas.
“Trata-se de um simulador de ambulância real que segue os mesmos conceitos de um centro de treinamento de pilotos de avião, por exemplo”, comenta Claudio Santana, CEO da Csanmek. “A nossa proposta é propiciar o desenvolvimento do perfil de competência aos participantes no cuidado ao paciente crítico em contexto pré-hospitalar, contemplando as áreas de atenção, gestão e educação”, completa.
O evento terá como eixos temáticos educação interprofissional; residências, pós-graduação e pesquisa em educação médica; qualidade de vida e saúde mental na educação médica; diversidade, inclusão e prevenção à violência na educação médica; inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competências; e educação permanente e responsabilidade social da escola médica.
Na ocasião, a Csanmek também apresenta a Plataforma Multidisciplinar 3D de Anatomia, que está presente hoje em mais de 170 cursos de medicina no Brasil, incluindo os maiores grupos educacionais do País no segmento de saúde.
O equipamento converte exames clínicos em clones digitais, possui mesa de anatomia touch screen e conexão com impressoras 3D para órgãos e músculos e bancadas de cirurgia e dissecação virtuais, além de contar com sistemas e interface de realidade virtual. O simulador funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo humano para treinamento de cirurgias e dissecações virtuais.
A plataforma também possui um sistema de integração entre hospitais e salas de aula e oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de pacientes.
Já o simulador de ambulância da Csanmek pode ser implantado de forma definitiva em um centro educacional em faculdades e universidades e em estruturas de treinamento de hospitais, do próprio SAMU e do Corpo de Bombeiros.
Serviço
61° Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM)
Tema do evento: Integração entre ensino, serviço, gestão e comunidade para transformar a saúde
Datas: 5 a 8 de outubro de 2023
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos, Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE
Mais informações: