São Paulo (SP) – A EUROIMMUN Brasil, empresa de origem alemã fabricante de soluções para diagnóstico, anuncia a disponibilidade no mercado de 2 milhões de testes para diagnóstico de Dengue, Zika e Chikungunya. A importação dos produtos junto à matriz é uma preparação em torno de eventual demanda dos laboratórios pelos testes num cenário de potencial epidemia das doenças a partir do Verão 2019.
“Há diversos estudos que revelam a ocorrência de epidemias de doenças num intervalo entre 3 e 4 anos e já estão sendo noticiados diversos casos, o que reforça a preocupação. Para evitar surpresas e auxiliar no combate assertivo a eventuais casos, decidimos fazer este movimento para atender, com pronta entrega, à demanda da nossa rede de parceiros no mercado privado de medicina diagnóstica”, explica Gustavo Janaudis, diretor executivo da EUROIMMUN Brasil.
A preparação da EUROIMMUN contempla 1 milhão de testes de Dengue e outros 1 milhão para Zika e Chikungunya, sendo 500 mil para cada uma destas. Todos os 2 milhões de testes de diagnóstico da EUROIMMUN disponibilizados são desenvolvidos a partir da técnica ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática), que é fundamental para a confirmação dos chamados testes rápidos.
De acordo com Janaudis, o teste ELISA combate as subnotificações (ausência do diagnóstico) de doenças. “As subnotificações são um real problema, pois podem implicar risco de vida ou colocar em cheque a qualidade de vida de seres humanos. Quando um teste rápido não confirma o diagnóstico da doença, ela ainda assim pode estar se desenvolvendo no organismo da pessoa em vez de ser tratada com assertividade ao ser diagnosticada pelo teste ELISA”, esclarece.