O fim do período de captação de respostas do Censo Agências 2023, principal estudo nacional sobre gestão no mercado publicitário, revelou indicadores e insights importantes para o setor. Com a participação de 541 pessoas em cargos de gestão, a pesquisa mostrou que algumas práticas que orientam a relação das agências com os colaboradores vêm se consolidando.
No estudo, mais da metade dos respondentes – 51,2% – afirmou que a contratação PJ é o principal formato de contratação de profissionais.
Neste ano, os dados indicam ainda que as três atividades mais terceirizadas são: produção audiovisual (vídeo e áudio); desenvolvimento de sites; fotografia e tratamento de imagem.
Em contrapartida, do total global das próximas contratações, o formato CLT representa 24,21% e a colaboração de freelancers 10,17%.
Além disso, o Censo Agências revelou que, geralmente, a precificação dos projetos é feita com base na complexidade e porte do cliente (43,44%) e no número de horas (31,98%).
Censo Agências 2023: novas questões enriquecem o raio-x sobre o setor publicitário
Como resultado de um estudo mais abrangente, que ganhou perguntas inéditas nesta edição, os gestores podem consultar indicadores obtidos pela pesquisa relacionado à:
- Estrutura e perfil das agências
- Gestão interna
- Gestão de pessoas e salários
- Gestão de relacionamento com o cliente
Os respondentes expressaram suas vivências sobre várias questões que envolvem temas importantes, como trabalho remoto, saúde mental e mapeamento de diversidade.
Baseado nas percepções de CEOs e gestores, o levantamento apresenta um compilado que reúne tendências, formatos, dados e comportamentos das agências, dos gestores e profissionais do setor. Em tempos de mudanças profundas e transformação digital, esse olhar faz toda a diferença, já que aponta caminhos possíveis para inovar e fortalecer as agências a partir de boas práticas e estratégias eficazes, alinhadas ao momento atual.
O Censo Agências 2023 apresenta dados atualizados sobre a prática do trabalho remoto nas agências, além de muitos outros indicadores, como: serviços mais rentáveis, principais dificuldades dos gestores, lucratividade e modelos de gestão.
Dessa maneira, os líderes e profissionais do setor podem usar o Censo Agências como guia para a construção do planejamento estratégico. A ferramenta ainda viabiliza a definição de um processo de tomada de decisões mais assertivo.