Nesta sexta (28) a Associação Novilho Precoce MS assinou durante o Pantanal Tech em Aquidauana-MS, o convênio de parceria de estágio com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Fundação Educacional Para o Desenvolvimento Rural (FUNAR) e demais entidades.
Para o Presidente da Novilho, Rafael Gratão, essa é uma oportunidade de renovar a mão de obra no setor agropecuário e formar profissionais, para que já saiam das universidades direcionados de acordo com as principais demandas do setor. “Um dos principais desafios que vemos, seja nas entidades, seja dentro das propriedades está relacionado a mão de obra. Portanto, nós como Associação temos como objetivo fomentar esses alunos para que em um futuro próximo possam ocupar cargos e atender essa demanda fundamental para a continuidade e desenvolvimento do nosso setor”, ressalta Gratão. De acordo com a Funar, a expectativa é de abertura para 22 vagas para estudantes, que serão direcionadas para todo o MS.
“Essas parcerias irão aumentar a chance de alocação desses profissionais que estão entrando no mercado de trabalho e que precisam desse direcionamento. Esperamos tão logo darmos andamento a assinatura do convênio, colocarmos essas vagas à disposição dos estudantes”, enfatiza Frederico Stella, diretor-tesoureiro do Sistema Famasul e representante da FUNAR na assinatura do convênio.
Segundo o reitor da UEMS, Laercio de Carvalho, é necessário que as instituições e associações direcionem essa mão de obra que sai das universidades, principalmente para que possa se colocar em prática aquilo que se aprende na teoria.
“A expectativa é justamente contribuir com a melhoria desse gargalo que é a mão de obra no setor rural e temos certeza de que com a ajuda dessas instituições poderemos direcionar e contribuir com a melhoria dos recursos humanos no setor”, finaliza Laercio.
Para acompanhar a abertura das vagas, os interessados podem acessar o site da Famasul Conecta e FUNAR, www.famasulconecta.com.br