Além de estimular e participar do desenvolvimento econômico local, as cooperativas são responsáveis por contribuir com desenvolvimento social das comunidades em que estão inseridas. Uma das ações de responsabilidade social realizadas nacionalmente é o Dia C – Dia de Cooperar, uma mobilização nacional das Cooperativas Brasileiras para promoverem ações voluntárias e cooperativas em benefício da comunidade.
A Copasul participa há anos dessa Campanha e em 2018, não será diferente. As ações terão início neste sábado, dia 16 de junho no Lar da Criança, em Naviraí. No dia 23, será a vez do CMEI – Irmã Evanete dos Santos e no dia 30 uma ação sobre cooperativismo para crianças atendidas por projetos sociais da Copasul. Também serão realizadas ações em Maracaju, Dourados (Macaúba), Deodápolis, Nova Andradina, Ivinhema (Amandina) e Novo Horizonte do Sul. A estimativa é que cerca de 150 voluntários estejam envolvidos. As ações contemplam a revitalização de parques, pinturas de muros, construção de hortas, arrecadação de roupas e disseminação do cooperativismo.
Sobre o Dia de Cooperar
O Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C – é o programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. A iniciativa nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais. Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem.
Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país.
Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2017, 1.563 cooperativas desenvolveram 409 projetos contínuos com a mobilização de mais de 120 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 1.081 municípios espalhados por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.