Cosmetóloga lança livro que ilustra luta contra discriminação da profissão no Brasil

Primeira brasileira formada em cosmetologia, Daniela López acaba de desenvolver um material com conteúdo histórico e legislativo da estética e da cosmetologia no país.

Capa do Livro ‘A história da Legislação da Estética e Cosmetologia no Brasil: O Legado’ – Foto: Divulgação

O Brasil é considerado o 3º país que mais consome cosméticos no mundo, porém, foi só recentemente que a primeira faculdade de cosmetologia foi fundada por Daniela López em Diadema, São Paulo, cidade considerada o maior polo para o setor no país.

Com a missão de promover uma boa formação profissional e disseminar conhecimentos legislativos para os futuros cosmetólogos do país. Daniela López, que também é formada na área de cosmetologia e estética, lançou o livro “A história da Legislação da Estética e Cosmetologia no Brasil: O Legado”, disponível para compra em versão virtual e online. “O intuito é levar conhecimento aos profissionais e aos estudantes da estética e cosmetologia que desejam aprofundar e saber dos seus direitos. Noto que, muitas vezes, a própria sociedade não entende o papel dos profissionais dessa área”, desabafa a cosmetóloga.

López chama atenção ainda, para casos de preconceito, discriminação e pessoas que optam por realizar procedimentos estéticos com outros profissionais da área da saúde, ao invés de confiarem nas habilidades dos profissionais da estética e cosmetologia. “É um absurdo e chega a ser ridículo. Afinal, são anos de estudo 100% dedicados a aprender como tratar, como resolver e como cuidar das disfunções estéticas”, denuncia.

Cosmetologia – Foto: Divulgação

Por isso, a cosmetóloga acredita que o livro seja uma ferramenta de conscientização geral e promoção do respeito ao cargo dentro da sociedade. Além disso, o livro busca posicionar os profissionais da estética dentro da área da saúde, demonstrando que há espaço para todos, desde que cada um no seu nicho. “Quando outros profissionais invadem o espaço dos esteticistas, também se propagam muitas mentiras. Isso acontece para silenciar os nossos direitos e o livro busca dar um basta nesse movimento de fake news”, explica a autora.

O livro é uma espécie de guia sobre direitos e deveres, que servirá de auxílio para a luta dos profissionais do ramo contra o preconceito e a discriminação. “O meu conselho para quem se preocupa com a saúde, é procurar aqueles que são formados em estética e cosmetologia. É tudo muito simples, criei o livro para trazer essa luz”, aconselha.

Sobre Daniela López

Daniela López é graduada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Braz Cubas, técnica em Estética Facial e Corporal pelo SENAC e pós-graduada em Intradérmicos e Subcutâneos pela FAISP. É especialista em estética e cosmetologia avançada pela UNIFESP.

A cosmetóloga atua na causa de regulamentação da atuação de profissionais estéticos e cosmetólogos. É, também, autora do livro a História da Legislação da Estética e Cosmetologia no Brasil e pesquisadora no campo clínico, com práticas e testes desenvolvidos clinicamente in-vivo em pacientes para disfunções estéticas facial com ênfase em rejuvenescimento e retração tecidual. Além disso, é fundadora da Escola Superior de Estética e Cosmetologia (ESEC), a primeira escola superior de estética e cosmetologia no Brasil.

Escritora e Cosmetóloga Daniela López – Arquivo Pessoal

Fonte: MF Press Global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo