Você sabe o que é choque térmico? Se ainda não sabe, com certeza, você já ouviu falar a respeito. Muitos turistas aproveitam as férias para mergulhar em piscinas aquecidas, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de cair na água para não correr riscos.
O que é choque térmico?
O choque térmico é uma mudança rápida da temperatura do corpo. Num exemplo básico, se você está num quarto climatizado e vai tomar um banho quente, você sentirá um “choque” no seu corpo, devido à alteração brusca de temperatura.
O nosso corpo busca sempre se manter na temperatura de 36°, mas quando transitamos entre lugares com temperaturas opostas, o nosso organismo tem dificuldade em se adaptar rapidamente.
Você já deve ter reparado que quando sai de um ambiente quente para um frio, você começa a sentir o coração bater mais rápido. Isso acontece porque as veias no calor estão dilatadas e no frio elas ficam bem estreitas.
Assim, a mudança de ambiente quente para um frio dificulta a passagem de sangue, e o coração acaba acelerando para aumentar a pressão sanguínea, e bombear sangue para o corpo todo.
Já quando passamos de um ambiente frio para um quente, começamos a transpirar abundantemente. O motivo é a dilatação rápida das veias, o que causa um aumento de circulação muito forte em pouco tempo.
Quais são os riscos do choque térmico para a saúde?
O choque térmico pode ocasionar diversos problemas, como a síncope vasovagal, que acontece quando nosso coração bate mais devagar e falta sangue em nosso cérebro. Ao passar por isso, uma pessoa pode desmaiar, e se estiver debaixo da água, ela corre sérios riscos de afogamento.
Outro problema causado pelo choque térmico é a nevralgia, a paralisia do rosto. Ao receber um choque térmico, a boca pode entortar e o nosso rosto pode ficar paralisado.
Quais cuidados devo tomar para evitar um choque térmico?
O que causa choque térmico, é uma mudança brusca e rápida de temperatura. Então, é preciso tomar alguns cuidados para ajudar o nosso organismo a se adaptar melhor na passagem de um ambiente frio para um quente ou vice-versa.
Mantenha a temperatura do ar-condicionado entre 21° e 23°
Geralmente, quando estamos de férias, saímos do quarto climatizado do hotel direto para a piscina aquecida. E como, quase sempre, o ar-condicionado é mantido em temperaturas muito baixas, o choque térmico acaba ocorrendo.
Por isso, o ideal para evitar isto, é aumentar um pouco a temperatura do ar-condicionado. Por que deixar o ar-condicionado nos 15°? O ideal é que o aparelho esteja sempre entre 21° e 23°.
Com o ar-condicionado nestas temperaturas, o nosso organismo fica mais estável, o que diminui a pressão na transição do frio para o calor.
Desligue o ar-condicionado um pouco antes de sair do ambiente
Complementando o que falamos sobre a temperatura do ar-condicionado acima, outra boa dica é desligar o aparelho alguns minutos antes de sair do ambiente. Se você já sabe que vai para a piscina aquecida, desligue o ar com cinco minutos de antecedência.
Isso fará com que a temperatura do seu corpo aumente e se estabilize com tranquilidade, evitando que você tenha um choque térmico ao entrar na piscina aquecida.
Evite transitar entre dois ambientes
Muitos quartos de hotéis e resorts contam com saunas e piscinas inclusas. E como estamos de férias, sempre transitamos de um ambiente para o outro, outra hora estamos no quarto, depois vamos para a piscina e vice-versa.
Essa troca frequente de ambiente dificulta o trabalho do organismo para estabilizar o corpo. Isso aumenta as chances de choque térmico. O ideal é que você fique por horas no mesmo ambiente e siga as nossas outras dicas ao fazer a troca.
Não saia rápido da piscina
Semelhante ao que acontece na hora do banho, muita gente sai da piscina aquecida e vai direto para o quarto. O ideal, para evitar o choque térmico, é que você saia devagar da piscina, se seque e se vista com calma no próprio local.
Esse tempo ajudará o seu organismo a se estabilizar. Assim, o seu corpo pode baixar a temperatura para evitar que você leve um choque ao voltar para um ambiente climatizado.
E aí, anotou todas as nossas dicas? Elas são importantíssimas para evitar um choque térmico. Faça o que falamos no artigo para evitar o problema e boas férias!