Nos últimos cem anos da história da humanidade, conseguiu-se diminuir drasticamente as carências nutricionais e as doenças infectocontagiosas – através principalmente da vacinação e saneamento básico, mas por outro lado, as doenças crônicas tiveram um aumento espantoso. Estima-se que, hoje, metade dos adultos da população tenham pelo menos uma doença crônica, como Diabetes, doenças cardiovasculares, sobrepeso/obesidade, que poderiam ser evitadas através de melhores hábitos alimentares e atividade física.
O Instituto CCR possui um programa de saúde chamado Estrada para a Saúde, que visa promover melhores hábitos de vida entre os motoristas profissionais que trafegam pelas rodovias administradas pelo Grupo CCR em todo o Brasil.
Desde que a ação começou a ser promovida no Mato Grosso do Sul, em novembro de 2014, cerca de 2,5 mil caminhoneiros tiveram acesso a exames de triagem, como teste de colesterol, glicemia, triglicérides, acuidade visual e auditiva, aferição de pressão e índice de massa corpórea (IMC), realizados gratuitamente, em postos de serviços às margens da BR-163/MS.
De acordo com os resultados, cerca de 76% dos motoristas não praticam nenhuma atividade física, 39% dos motoristas podem ser enquadrados como pré-diabéticos ou diabéticos, 25% apresentavam colesterol alterado, e 55% apresentavam aumento da cintura abdominal, que confere risco aumentado de doenças cardiovasculares, corroborando os dados encontrados na população em geral.
Os dados preocupam, pois, as alterações encontradas podem evoluir para alterações irreversíveis como cegueira, insuficiência renal, infarto e derrame.
Desta maneira, a CCR MSVia, no intuito de contribuir para a melhoria da saúde da população, traz algumas dicas para promoção de hábitos de vida saudáveis:
– Consuma alimentos que tenham pouco açúcar, sal e gordura saturada;
– Alimente-se de 3 em 3 horas;
– O consumo de álcool deve ser moderado (ao consumir álcool, não dirija!);
– Diariamente, consuma frutas, verduras, legumes, proteínas e grãos integrais;
Lembre-se: cada escolha, em cada refeição, importa! Assim, evite alimentos que não estavam programados.
– É imprescindível realizar atividade física!;
– Para que se tenha resultados sobre a saúde, deve-se praticar atividade física aeróbica por pelo menos 150 minutos por semana, no caso de atividade moderada ou 75 minutos para o caso de atividades física intensas;
– Atividades que promovam reforço muscular, como musculação, pilates, yoga, devem ser praticadas em pelo menos 2 dias na semana;
– Para idosos, o reforço muscular melhora a força e equilíbrio, evitando quedas e traumas.
Coloque em prática estes hábitos e tenha uma vida saudável, proveitosa e feliz!
(*) Adriana Rossignoli Sato é médica, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência médica em Medicina do Trabalho pela UFMG. Tem especialização em Ergonomia e é pós-graduanda em Sistemas de Gestão Integrados.