Na manhã da última quarta-feira, 16 de abril, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, teve a honra de receber o grupo Xúnaty – Tradição Terena para uma apresentação cultural que encantou e emocionou a todos na recepção da Unidade da Mulher e da Criança (UMC).

Foto: Divulgação
A atividade celebrou o mês de abril, especialmente o Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A apresentação trouxe ao hospital a força, a beleza e a ancestralidade do povo Terena por meio de uma vibrante dança tradicional. Em um momento de conexão, respeito e reconhecimento, colaboradores, usuários e acompanhantes puderam vivenciar a riqueza cultural que faz parte da identidade brasileira.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o Brasil conta com mais de 260 povos indígenas, somando uma população de cerca de 1,7 milhão de pessoas, majoritariamente concentradas nas regiões Norte (44,48%), Nordeste (31,22%) e Centro-Oeste (11,80%).
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio dos hospitais universitários federais, promove assistência à saúde voltada para os povos indígenas, respeitando os princípios da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI). Conforme a Lei nº 8.080/90, as populações indígenas têm acesso garantido ao Sistema Único de Saúde (SUS), com cuidados em todos os níveis: atenção primária, secundária e terciária.

Foto: Divulgação
A ação foi promovida pelo Comitê de Saúde Indígena (CSIn) do HU-UFGD, reafirmando o compromisso da instituição com a valorização das culturas indígenas, o respeito à diversidade e o fortalecimento do diálogo intercultural no ambiente hospitalar.
Momentos como esse reforçam o papel do HU-UFGD enquanto espaço público que acolhe e reconhece a pluralidade de saberes e vivências, promovendo humanização e pertencimento para todos os povos.