Com 114km de competição em trecho cronometrado, a especial mais curta entre as 14 programadas para a edição 2023 do Rally Dakar testou os limites de competidores e equipamentos. Com 90% (ou 102km, segundo a organização) do seu trajeto feito em um longo trecho de dunas do deserto Empty Quarter, na Arábia Saudita, a especial desta quarta-feira (11) marcou um dos momentos mais difíceis para o estreante brasileiro Lucas Moraes, que é o atual vice-líder do maior desafio do off-road mundial e por isso vem sendo uma das sensações do Dakar.
A quantidade e o nível de elevação e queda contínuos, além dos inúmeros saltos, na região de dunas chegaram a fazer o piloto brasileiro do Toyota GR DKR Hilux sentir-se mal e ter que parar o carro no meio da competição. “Não consegui segurar, tive que vomitar”, disse ele.
Passei vários quilômetros me sentindo mal e essa sensação atrapalhou demais a minha concentração. Segurei até não ter mais como seguir em frente. Tive que parar para vomitar e aliviar o mal-estar. Fiquei muito feliz ao ver que mesmo assim nós terminamos bem a etapa de hoje. Estar entre os primeiros no Dakar é o maior desafio da minha carreira”, resume o piloto da equipe global de atletas da Red Bull, que no Dakar conta também com apoio da SpeedMax Pneus.
Moraes, que tem como navegador o alemão Timo Gottschalk, conseguiu terminar o dia como o melhor piloto entre os que conduzem os 12 Toyota inscritos, incluindo o atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah, que chegou logo a seguir, na quarta posição. Ao todo, 73 carros estão inscritos na categoria principal do Dakar. A vitória na especial de hoje foi do modelo Prodrive Hunter T1+ da dupla formada pelo francês Sébastien Loeb e o belga Fabian Lurquin, que ocupam o terceiro lugar na classificação geral. O experiente multicampeão Loeb é atualmente a grande ameaça ao segundo lugar conquistado pelo brasileiro até o momento.
Mais brasileiros – Outra boa notícia para o Brasil nesta quarta-feira foi a vitória na categoria Quadriciclos, com Marcelo Medeiros, que bateu por 1min8s o terceiro colocado na classificação geral do rally até o momento, o argentino Manuel Andujar. Entretanto, por problemas em especiais anteriores, Medeiros se encontra em 11º na classificação geral de sua categoria.
Já na divisão Protótipos Leves, o navegador Gustavo Gugelmin reduziu de 12min43s para 7min48s sua desvantagem para a dupla formada pelo piloto belga Guillaume de Mevius e o navegador francês François Cazalet, atuais líderes da classificação geral da categoria no Dakar. Gugelmin e seu parceiro, o piloto norte-americano Austin Jones, ocupam a vice-liderança na classificação entre os protótipos leves. Esta matéria foi fechada às 12h30 com os resultados disponíveis no site oficial do Rally Dakar.
Como acompanhar na TV – No Brasil, flashes da corrida e reportagens especiais podem ser vistos pela ESPN4, das 22 às 23h, com o locutor Thiago Alves e o comentarista Edgard Mello Filho. A repórter Letícia Datena faz boletins diários e in loco, exibidos nos canais Band e Bandsports. Assinantes do Star+ acompanharão imagens comentadas em inglês e espanhol. Outra opção é baixar o app Red Bull TV e assistir a vários conteúdos especiais.
10ª Especial, 114km, entre Haradh e Shaybah
- Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 1h48min32s
- Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +3min4s
- Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +5min22s
- Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +5min45s
- Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +6min1s
- Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +6min14s
- Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +7min59s
- Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR6-T) +9min57s
- Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +10min11s
- Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +10min26s
Classificação geral após dez especiais
- Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 34h19min20s
- Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h21min34s
- Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h37min23s
- Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1h48min37s
- Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h10min56s
- Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +2h45min24s
- Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +2h50min2s
- Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +2h56min28s
- Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +3h43min22s
- Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +4h0min35s
45ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km
(Data / locais / total do dia / especial)
Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km
01/01 – Sea Camp –> Sea Camp – 603 km / 368 km
02/01 – Sea Camp –> Al-‘Ula – 590 km / 431 km
03/01 – Al-‘Ula –> Ha’il – 669 km / 447 km
04/01 – Ha’il –> Ha’il – 573 km / 425 km
05/01 – Ha’il –> Riad – 646 km / 375 km
06/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 861 km / 333 km
07/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 639 km / 472 km
08/01 – Al-Dawadimi –> Riad – 722.41 km / 407 km
09/01 – Descanso – Riad
10/01 – Riad –> Haradh – 710 km / 346 km
11/01 – Haradh –> Shaybah – 623 km / 114 km
12/01 – Shaybah –> Empty Quarter – 426 km / 275 km
13/01 – Empty Quarter –> Shaybah – 375 km / 185 km
14/01 – Shaybah –> Al Hofuf – 669 km / 154 km
15/01 – Al Hofuf –> Dammam – 414 km / 136 km
Veículos e Categorias
Carros: 73
Motos: 125
Quadriciclos: 19
Protótipos Leves: 47
UTVs: 46
Caminhões: 56
Clássicos: 89
Total: 455 veículos