No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, uma data importante para lembrar a importância da natureza para a sociedade. Nesse propósito, a Abundance Brasil, que está formando uma comunidade de pessoas e empresas que compartilham cotas florestais, tem o objetivo de plantar 1 bilhão de novas árvores até 2030 em todo o Brasil.
Com os tokens, a Abundance fomenta as práticas ESG das organizações e sociedade com a possibilidade de garantir compras de árvores reais, acelerando o sequestro de carbono da atmosfera e contribuindo com a urgência da luta climática. Os dados do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do MapBiomas informam que a atividade é executada em larga escala: foram 234,8 ha por hora, ou 5.636 ha por dia, na média – um incremento de 24,3% em relação a 2021. “Mudar essa realidade é possível, e queremos que isso seja facilitado com a tokenização de novos plantios”, conclui Pedro Miranda, CEO e fundador da Abundance.
Utilizando um token digital que representa cada árvore plantada e é vendido a R$ 100, a solução da Abundance leva a sustentabilidade para dentro das empresas, visando principalmente a responsabilidade ambiental como prática ESG, dando a possibilidade para que elas se descarbonizem e auxiliem o meio ambiente. “Nossa missão é mostrar às organizações que o incentivo às práticas sustentáveis também é responsabilidade de cada um. A ideia de presentear o colaborador com as árvores é o começo desse futuro”, afirma Pedro Miranda, CEO e fundador da Abundance.
A jornada da Abundance começou em 2021 e o primeiro plantio foi finalizado em janeiro de 2022, na fazenda Aurora Verde em Minas Gerais. A nova floresta já tem 200 mil árvores plantadas em uma área de aproximadamente 100 hectares. “O nosso objetivo sempre foi restaurar a biodiversidade local, e esse foi o primeiro passo da Abundance. Temos a ciência que o planeta precisa de mudanças urgentes, e queremos facilitar que cada vez mais possam contribuir com essa missão. Faremos um novo plantio de 100 mil mudas ainda este ano”, explica Miranda.
“O Dia da Árvore é mais uma celebração para lembrarmos que precisamos salvar o planeta e garantir um futuro com mais qualidade de vida. A restauração ambiental por meio da criação de novas florestas não é apenas uma responsabilidade, mas uma oportunidade de regenerar nosso planeta e fortalecer nossa conexão com a natureza. Estamos escrevendo um capítulo positivo para o futuro, e queremos que empresas e colaboradores tenham a chance de contribuir com isso a partir da democratização do acesso aos ativos ambientais”, aponta o executivo.
Em comemoração à data, condições especiais são oferecidas para fortalecer a construção de uma grande comunidade de restauradores do meio ambiente.