Causar uma boa impressão nos clientes é uma tarefa um tanto quanto complicada, ainda mais quando a abordagem é feita pelo telefone. Essa ação pode ser um motivo de muita preocupação para quem atua no mercado de vendas, mas não precisa se preocupar nossas dicas de empreendedorismo irão te ajudar.
No post de hoje vamos falar sobre algumas técnicas de abordagem, negociação e vendas que envolvem aspectos como a comunicação assertiva, inteligência emocional, controle e muito mais! São pontos que irão te fazer entender melhor o comportamento dos clientes quando se veem em determinadas situações. Vamos lá?!
Abordando um cliente com sucesso pelo telefone
Iremos aprofundar este tópico, dividindo os dias de empreendedorismo em 7 aspectos principais. Siga nossas recomendações e obtenha sucesso nas vendas, independente do seu segmento e tamanho de empresa.
#1 Se prepare para a conversa
Antes de iniciar a ligação, pare um momento para pensar se o que você sabe sobre o cliente é o suficiente para começar uma conversa. É importante realizar um levantamento das informações sobre ele, entendendo qual o interesse dele na sua empresa:
É para conhecer o produto?
Fechar negócio?
Já teve alguma experiência na sua empresa?
Quanto mais dados você ter à mão, mais preparado você irá estar para iniciar a abordagem.
#2 Objetivo, foco e propósito
Com as informações que citamos no tópico acima em mãos, você poderá traçar o objetivo da sua ligação de forma mais simples e clara. Ligações aleatórias para os clientes não irão contribuir para uma boa primeira impressão, foque no que você está fazendo! Evite distrações que podem fazer com que você desvie a atenção do cliente.
#3 Demonstre para o cliente que você está ouvindo
Muitas pessoas que são abordadas por telefone se queixam da sensação de não estarem sendo ouvidas por quem está do outro lado da linha. Canalize sua atenção para a fala do cliente, isso cria um ambiente de cocriação onde é possível compartilhar experiências e dar a certeza para o cliente de que ele está sendo ouvido.
#4 Tenha empatia
O princípio da empatia é se colocar no lugar do outro, e você deve se colocar no lugar no seu cliente. A máxima trate as pessoas como gostaria de ser tratado é lei quando se trata de abordagem pelo telefone, pois isso desperta confiança em quem está ouvindo. Ter empatia só deixa mais claro para quem está ouvindo que você está comprometido com a satisfação daquele cliente.
#5 Não prometa algo que não pode cumprir
É comum que as pessoas façam ligações para os clientes com falas ansiosas e promessas vazias. O indicado é que você só feche acordos e prometa aquilo que poderá cumprir, retorne a ligação no horário combinado com cliente, e se algo necessita ser resolvido dê a certeza de que você irá se esforçar para encontrar a melhor solução.
#6 Seja autêntico e espontâneo
Uma outra reclamação dos clientes abordados por telefone é a falta de espontaneidade em quem está fazendo a ligação. A dica aqui é ser você mesmo, busque formas que te façam relaxar e ser você mesmo na hora de abordar o cliente.
#7 Cuidado com o tom de voz
Para uma ligação ser agradável, cuidar do tom de voz é essencial. É por meio dele que o cliente irá identificar a empatia, comprometimento e respeito da sua parte. Procure pela melhor entonação da sua voz ao abordar o cliente, pois ele se lembrará de você justamente pela voz e essa lembrança deve ser boa.
Esperamos que nossas dicas de empreendedorismo possam colaborar de forma positiva com as suas próximas abordagens de vendas pelo telefone. Deixe sugestões, dicas e dúvidas nos comentários. Nos vemos na próxima!