Os parques e praias, muitas vezes com pouco ou nenhum serviço de segurança, acabam se tornando locais atrativos para assaltantes que visam celulares e carteiras, e até algumas quadrilhas especializadas em sequestros de crianças.
Segundo Marcos Roberto Araújo, especialista em segurança do GRUPO GR, normalmente os infratores, em muitos casos menores de idade, se aproveitam desse cenário para atuar nestes locais. “O problema é que alguns estão de posse de objetos cortantes e podem ferir as pessoas. O ideal nesses locais é levar o mínimo possível e não deixar à mostra bolsas, celulares e objetos que chamem a atenção desses delinquentes”, comenta.
Confira abaixo as dicas de segurança do GRUPO GR para passear com as crianças.
– Não incentive o uso de telefone celular por crianças.
– Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos.
– É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos.
– A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.
– Se a criança se perder, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela segurança local.
– Nas praias, no caso da criança se perder, é importante buscar ajuda com o salva-vidas ou o corpo de bombeiros.
– Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações.
– Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas. Procure se informar sobre o local visitado com pessoas de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.
– Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser.
– Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.
– Não use bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.
– Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc.
– Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.
– Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.
– Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc.
– Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.
– Se sentir que está sendo seguido, procure um lugar mais movimentado ou entre num estabelecimento comercial.
– Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante os passeios é sempre recomendável. Evite também aglomerações. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.