A Volkswagen lançou uma ferramenta de serviços online no Brasil que engloba as dez primeiras revisões, qualquer serviço de manutenção e reparos.
Após baixar o aplicativo gratuito, chamado de “Meu VW”, disponível nas plataformas iOS e Android, o cliente deve preencher os dados requisitados do veículo, como número de chassis, placa e quilometragem.
Os serviços estão disponíveis para todos os modelos produzidos a partir de 2014.
Em seguida, basta solicitar o tipo serviço desejado, optar por uma das concessionárias do mapa e definir data e horário, de acordo com a disponibilidade.
Para finalizar, o proprietário pode escolher o consultor que fará o atendimento. O agendamento também pode ser feito via site.
Por enquanto, algumas concessionárias de São Paulo estão operando, mas a partir de setembro 20% de toda a rede – com 500 pontos pelo país – estarão ativas em todos os estados.
A expectativa é que até o final deste ano 50% da rede esteja em operação. E 100% ativa até o final de 2020.
Outro recurso é que através do “Manual Cognitivo”, disponível para os modelos Polo, Virtus, Tiguan Allspace, Jetta e T-Cross, o cliente pode tirar dúvidas sobre o veículo por meio de escrita, comando de voz e imagens.
O mecanismo permite acessar através de perguntas o conteúdo do manual do carro e receber as respostas do sistema. Por exemplo, se uma luz acende no painel e o motorista não sabe o que é, ele pode acionar o sistema e terá a opção de mandar uma foto para entender o significado.
Daniel Morroni, diretor de Pós-Vendas da Volkswagen na América do Sul, revelou que um dos objetivos da digitalização é aproximar o consumidor da marca.
“A experiência do cliente passa a ser muito mais imediatista e conveniente, sem burocracia. Ele agenda o serviço onde e quando for mais conveniente, escolhendo o consultor de sua confiança para ser o mais confortável possível. Isso gera cada vez mais proximidade entre o cliente e a marca”, diz.
Com o auxílio de um tablet, o consultor explica para o cliente todo o procedimento que será realizado. E caso haja a necessidade da troca de algum item que não estava programado, o consultor tem acesso ao estoque para saber a disponibilidade e o custo.
Vale ressaltar que o agendamento presencial e por telefone continuarão mesmo com a digitalização.