São Paulo (SP) – O começo do ano é o momento certo para o planejamento financeiro, já que muitos dos impostos anuais chegam nesses primeiros meses. Um exemplo é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que, apesar retração média de 3,34% nos preços, continua sendo uma pedra no sapato dos proprietários de automóveis.
Referência no mercado de carsharing, a moObie, comunidade que busca promover a economia criativa através do compartilhamento de carros, e que vem aumentando o número de usuários cadastrados em sua plataforma exponencialmente, é uma ótima solução para esse tipo de custo, uma vez que fornece uma ampla possibilidade de renda extra para seus parceiros.
É bem simples o modelo: quando não estiverem utilizando seus carros, os proprietários podem disponibilizá-los na plataforma. Assim, um usuário que necessitar de um carro para um determinado poderá usá-lo, pagando uma taxa diária estipulada pelo próprio dono do automóvel. Atualmente, existem cases dentro da moObie que faturam mais de R$ 2.000 por mês, embora a possibilidade de faturamento varie de acordo com o quanto o carro fica disponível no catálogo do app e o qual a taxa estipulado pelo parceiro.
Para participar, basta cadastrar o carro, esperar o pedido de aluguel e, quando isso acontecer, deixar o veículo limpo e com tanque cheio. O carro também precisa de seguro completo para evitar a vistoria. Para o usuário, diversos critérios também são adotados, garantindo assim total segurança para ambas as partes.
Após tudo isso, o carro, que era uma fonte de impostos, passar a se tornar então uma fonte de renda extra para o seu proprietário.
“Criamos a moObie como uma solução disruptiva, que tende a alterar, junto a outras ideias, o meio de mobilidade que conhecemos. A possibilidade de renda extra com o carsharing mostra que seu carro não precisa ser somente uma fonte de custos para você”, diz Tamy Lin, CEO da moObie.
Atualmente, mais 180 mil pessoas estão presentes no app e o número de veículos cadastrados ultrapassou os 7 mil nos últimos meses. Além da segurança e da facilidade oferecida pelo serviço, o crescimento (atualmente a startup em quase todas as capitais do País) se deve a grandes investimentos e parcerias que a moObie tem feito.