Dourados conta com 54 cursos diferentes de graduação

A cidade se destaca como cidade “Capacitadora”

Foto: Divulgação

Com uma extensa gama de formações oferecidas e distribuídas em um total de 54 cursos em quatro instituições, Dourados tem se consolidado como “capacitadora” de profissionais. São milhares de acadêmicos, sendo que esses por diversas vezes vem de outros Estados e também de cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

As instituições públicas UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) contam atualmente com 11.349 alunos, sendo destes, 1.974 matriculados em graduações na UEMS, e 9.375 alunos matriculados em cursos de graduação presencial e a distância e pós-graduação na Federal.

Na Anhanguera, são 3,5mil alunos matriculados em cursos 79 cursos entre graduação e pós, nas modalidades presencial e a distância.

Já na Unigran, o Dourados News não foi informado sobre a quantidade de alunos matriculados nos cursos atualmente.

As graduações abrangem as áreas de Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Saúde e faculdade de Direito. A UEMS e a UFGD oferecem também opções de mestrado e de doutorado.

Nas instituições, o aprendizado conta com laboratórios especializados nos campos de estudo para aperfeiçoamento da prática.

A estrutura da UFGD oferta ao acadêmico 80 laboratórios em média, além de uma fazenda experimental das Ciências Agrárias no tamanho de 294 hectares, onde são desenvolvidos diversos tipos de pesquisas, especialmente sobre as produções de soja e de milho.

Na Unigran são 73 laboratórios para uso acadêmico, incluso nesses três clínicas – fisioterapia, estética e odontologia-, hospital veterinário e área de campo experimental.

Já na UEMS, a estrutura conta com 20 laboratórios em diversos campos de atuação. Na Anhanguera, a quantidade chega a quantidade dos mesmos não foi divulgada.

As instituições contam com programas de incentivo a pesquisas. Na UFGD, por exemplo, há um órgão suplementar com o foco de promover o intercâmbio de alunos e dos profissionais que busca convênios para articular projetos.

O Dourados News buscou junto as instituições a quantidade de alunos que já graduados nas unidades desde o período em que foram criadas.

Conforme os, dados, os profissionais formados em Dourados em três instituições ultrapassam 25.230, sendo 9363 graduados na UFGD, 10.594 na UEMS e 5 mil na Anhanguera. A Unigran não informou os números.

A “cidade universitária” impulsiona a mão de obra especializada para os campos de trabalho que possui. Nesse âmbito, vale destacar que Dourados desponta na área do agronegócio e é líder em abertura de empresas, sendo que conta com mais de 5 mil empreendimentos formalizados.

A economia do município é beneficiada grandemente com o fluxo de universitários que vem de outras cidades para os estudos. Com essa demanda em especial os setores imobiliário e alimentício sofrem impactos positivos. Outro ponto que impulsionado é o de organização de eventos, já que as festas de formatura movimentam o mercado de decoração, buffets, vestuário, hoteleiro entre outros.

Fonte: Dourados News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo