Duo Amábile apresenta-se mais uma vez com sucesso em turnê na Europa

(Na programação dos Concertos, também canções de poetas de MS)

Recentemente, o Duo Amábile – formado pelo violonista e compositor Marcelo Fernandes e pela cantora e regente Ana Lúcia Gaborim – realizou recitais de canto e violão clássico no Festival Internacional do Aveiro e no Auditório do Museu de São João Nepomuceno, na República Tcheca. E agora, novamente na Europa, o Duo está mostrando a poesia e a música sul-mato-grossenses e os ritmos brasileiros na Suíça e na França. São cinco concertos neste final de março e começo de abril, em espaços como a Embaixada Brasileira na Suíça (Berna), a Maison de L’amérique Latine em Paris e as prestigiosas universidades Sorbonne e Saclay também em Paris, além de concertos e masterclasses, no Conservatório superior de Wintethur.

Marcelo Fernandes e Ana Gaborim – Duo Amábile (Divulgação)

O Duo apresenta um repertório que parte das canções brasileiras do século XIX, passando por compositores como Carlos Gomes, Villa Lobos e Waldemar Henrique. Mas o carro chefe do repertório do Duo Amábile são as canções de câmara originais sobre versos/letras de poetas sul-mato-grossenses: como Rubenio Marcelo, Raquel Naveira, Fernando D’andreia e Delasnieve Daspet. Nessa viagem, o Duo realiza também estreias de duas canções: escritas por Marcelo Fernandes, sobre poesia em Nhangatu, de Delasnieve – e ainda de uma canção escrita sobre poesia bíblica, com tradução para língua terena do prof. Itamar Terena. Além dessas, será estreada a canção Tempo, Matéria Espírito, escrita sobre poesia do curador de arte, escritor e Doutor Honoris Causa pela UFMS, Pedro Mastrobuono e duas canções em português arcaico, escritas pelo compositor paulista Otto Pintiaski, especialmente para o Duo Amábile.   Nessa turnê – que conta com o apoio e incentivo de parceiros como Mazé Chotill, Delasnieve Daspet, Edmauro de Oliveira, e senador Nelsinho Trad – a programação foi assim estruturada: dia 25.05 – Recital de Canto e Violão na Embaixada Brasileira em Berna/Suíça; 28.03 – Recital de Violão solo no auditório do Conservatório de Wintethur; 01.04 – Recital de Canto e Violão na Universidade Sorbonne – Paris; 02.04 – Recital de Canto e Violão na Maison de L’amérique Latine em Paris; 05.04 – Recital de Canto e Violão na Université Paris-Saclay.

O Duo Amabile, formado pelos músicos Ana Lúcia Gaborim (Canto) e Marcelo Fernandes (Violão), ambos professores do curso de Música da UFMS, iniciou suas atividades artísticas em 2015. Nesse ano, os dois músicos foram convidados a participar do projeto SESC Partituras, interpretando música de câmara brasileira composta ou arranjada para a formação Violão e Canto. O concerto se realizou no Teatro do SESC Corumbá (MS) e daí em diante o Duo iniciou uma série de apresentações em diversos eventos nos campi da UFMS, em cidades como Chapadão do Sul, Coxim, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Já em 2016, além de realizar apresentações em eventos acadêmicos e culturais, gravou uma canção no CD “As canções que fizemos para ela – a Maria Betânia”, em uma iniciativa independente de professores e compositores da UFMS. Em 2017, o Duo desenvolveu o projeto “A música brasileira em seis cordas – uma homenagem a Dilermando Reis”, patrocinado pelo FIC-MS, percorrendo diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

O concerto de encerramento do projeto se realizou no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande (MS), com a participação de artistas convidados: Eduardo Martinelli, Luciana Fischer e Renato Oliveira. Em 2019, o Duo também foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais – com o projeto “Canções poéticas e imagens modernistas”, que consiste em uma série de vídeos gravados sobre o tema em pontos turísticos de Campo Grande, incluindo ainda o violinista Heitor Lotti (SP) e a cantora lírica Andressa Chinzarian. Mesmo durante a pandemia, o Duo realizou apresentações a distância, dentro da proposta do Movimento Concerto on-line. Os concertos se realizaram no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS no YouTube. Marcelo Fernandes compôs uma série de canções exclusivas para o Duo sobre poetas do Estado, como Delasnieve Daspet e Rubenio Marcelo, e o poeta Carlos Nejar, que foram apresentadas na Academia Sul-mato-grossense de Letras e em eventos da AFLAMS. Em 2022, o Duo foi convidado para integrar a programação do festival “Encontro com a música clássica”, em parceria com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. Nesse mesmo ano, foi mais uma vez contemplado pelo FIC com o projeto “Cem anos de semana de arte moderna em terras pantaneiras” e realizou concertos no interior do estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a UEMS e com o IFMS – Aquidauana, Dourados, Corumbá. A canção “Ode a Campo Grande” – música de Marcelo Fernandes e letra de Rubenio Marcelo – foi escolhida pelo programa de TV “Meu Mato Grosso do Sul” para o aniversário da capital. Foi gravada em estúdio pelo Duo e se tornou um clipe musical. Já em 2023, o Duo realizou concertos na ABL e na sede do PEN Clube Rio de Janeiro; no Memorial da América Latina, em São Paulo, e no Bioparque Pantanal, em concerto comemorativo à divisão do Estado de Mato Grosso do Sul. Gravou duas canções para o CD “Cabeza de Vaca… ”, sobre poemas de Raquel Naveira.  Em 2024, o Duo integrou o Projeto ALMAR (com os poetas Rubenio Marcelo e Ana Maria Bernardelli, bem como músicos convidados), realizando um concerto de fados portugueses no Sesc Teatro Prosa – alguns deste fados compostos na parceria Marcelo Fernandes / Rubenio Marcelo.

Duo Amábile em apresentação na Europa (Divulgação)

Ana Lúcia Gaborim é Doutora em Artes – Música pela USP; mestra em Música e Bacharela em Composição e Regência pela UNESP. Sua tese recebeu menção honrosa no Prêmio Destaque USP, considerada uma das 8 melhores da instituição em 2016. Na área do Canto, realizou estudos particulares com Adelia Issa e Edineide Dias. Ingressou na UFMS em 2006, é professora do curso de Licenciatura em Música e do Mestrado em Artes; docente dos Painéis Funarte/ UFRJ e do curso de Especialização em Regência da UFBA. Coordena projetos de extensão inovadores que possuem intensa atividade artística e pedagógica no cenário nacional. É membro da diretoria da Associação Brasileira de Regentes de Coros e membro fundador da Academia Feminina de Letras e Artes de MS.

Marcelo Fernandes é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. Tem entre seus mestres, os violonistas Edelton Gloeden e Abel Carlevaro – com quem se aperfeiçoou durante três anos, no Uruguai. Em seu Doutorado, abordou o modernismo nas obras para violão de Camargo Guarnieri, sendo responsável pela estreia integral dessa obra na Europa. Como solista, venceu cinco concursos de interpretação instrumental, com destaque para o Concurso Internacional Violão intercâmbio e para o Prêmio Nascente Abril Cultural-USP e realizou concertos em teatros, conservatórios, universidades e festivais no Brasil, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Bélgica, Itália, Paraguai, Colômbia, Bolívia e EUA, com destaque o projeto SONORA BRASIL – SESC, dentro do qual empreendeu uma turnê de 86 recitais de violão, em 20 estados brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo