Editais da Pnab nas áreas de moda, artesanato e cultura popular estão adiantados e resultados foram antecipados em mais de um mês

Quatro editais da Pnab estão adiantados e os resultados já saíram, mais de um mês antes do previsto no cronograma. São eles o edital para Seleção de Instrutores de Oficinas de Moda (cujo resultado estava previsto para o dia 14 de março e saiu no dia 4 de fevereiro), de Fomento a Projetos Culturais na Área de Criação/Experimentação em Moda e Design (que estava previsto para o dia 14 de março, mas o resultado saiu no dia 4 de fevereiro), Seleção de Instrutores de Oficinas de Artesanato (cujo resultado saiu no dia 12 de fevereiro, mas estava previsto para o dia 11 de março) e o Prêmio Mestres dos Saberes da Cultura Popular Tradicional de Mato Grosso do Sul (que estava previsto para o dia 7 de março, mas foi publicado antecipadamente no dia 6 de fevereiro).

Foto: Daniel Reino

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi instituída pela Lei nº 14.399/2022 baseada na parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.

A PNAB objetiva também estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada. As condições para a execução da PNAB foram criadas por meio do engajamento da sociedade e os editais destinam-se a apoiar projetos apresentados pelos agentes culturais do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Segundo a Diretora de Artesanato, Design e Moda da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, “as antecipações dos cronogramas dos editais da PNAB devem-se ao trabalho árduo das comissões de avaliações para que esses resultados fossem antecipados, assim o recurso chegando aos gestores cultuais de forma mais rápida e os projetos possam ser executados, assim fazendo a economia da cultura girar em Mato Grosso do Sul”.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, afirmou que esse feito é um reflexo do comprometimento e da dedicação de toda a equipe da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em especial das comissões de avaliação, que trabalharam incansavelmente para que esses resultados fossem publicados com mais de um mês de antecedência em relação ao cronograma original.

“Essa agilidade não apenas demonstra a eficiência da nossa gestão, mas também garante que os recursos cheguem mais rapidamente aos agentes culturais, fomentando a execução de projetos que movimentam a economia da cultura em nosso estado. A moda, o artesanato e a cultura popular são pilares fundamentais da nossa identidade, e é por meio de iniciativas como essas que fortalecemos a diversidade cultural e democratizamos o acesso à cultura em Mato Grosso do Sul”.

*Comunicação Setesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo