São Paulo (SP) – Promover a inclusão por meio de oportunidades de aprendizado e capacitação. A partir dessa premissa, a EDP, empresa que atua nas áreas de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica, por meio do Instituto EDP, (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do grupo, vem há quase três anos realizando o Projeto Volunteachers. A ação, que compreende o ensino da língua inglesa em comunidades através do voluntariado, já conta com a formação de cinco turmas e benefício direto a 150 alunos.
“A sinergia entre as plataformas de atuação do projeto e do programa de voluntariado da EDP permite o engajamento cada vez maior de nossos colaboradores na contribuição ao ensino de uma segunda língua a crianças e adolescentes, inserindo-os no contexto altamente desenvolvido de nossa sociedade”, afirma Pedro Sirgado, Diretor Executivo do IEDP.
Ao todo, o Volunteachers compreendeu mais de 7 mil horas-aula para alunos e o envolvimento de 38 voluntários, que dedicam parte de seu tempo para ministrar aulas de inglês aos participantes da unidade do projeto instalada na escola municipal João XXIII, na zona oeste de São Paulo.
Em 2016, a EDP, como madrinha da ação, beneficiará cerca de 200 pessoas, além de adotar duas turmas com 20 alunos cada, dando sequência ao ensino pelo método Cambridge. “Estamos motivados pelos resultados obtidos até o momento, como baixos índices de reprovação, falta e evasão das aulas, o que reforça a efetividade e o interesse dos jovens”, completa o executivo.
Ao término do curso, todos recebem um certificado equivalente ao nível intermediário no idioma.
O Volunteachers
Parceria entre o Instituto EDP e a ONG Cidadão Pró-Mundo, na qual os voluntários EDP usam os seus conhecimentos da língua inglesa como ferramenta para o desenvolvimento de jovens da comunidade João XXIII. A promoção de igualdade de oportunidades é uma crença compartilhada pela EDP para mudanças positivas da realidade social desses jovens.
Para se inscrever e dar as aulas, o voluntário precisa ter nível avançado ou fluência em inglês e passar por uma entrevista. Se aprovado, ele compromete-se com o projeto por pelo menos seis meses, dando aulas de três horas uma vez por mês em uma das unidades.