Educação profissional e promoção social são destaques do 2º Encontro de Instrutores

O objetivo das palestras e workshops é promover a atualização de conhecimentos dos 210 instrutores do Senar/MS – Foto: Divulgação

O objetivo das palestras e workshops é promover a atualização de conhecimentos dos 210 instrutores do Senar/MS – Foto: Divulgação

Estar preparado para o novo modelo de educação profissional, aprender novas técnicas de dinâmicas de aprendizagem, se atualizar da importância da promoção social e estimular o desenvolvimento de novas lideranças. Assim pode ser resumido o cronograma de palestras e workshops realizados no segundo dia de atividades do Encontro de Instrutores do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, nessa quinta-feira (18).

Divididos em grupos, os 210 instrutores responsáveis pela aplicação de cursos da instituição tiveram a oportunidade de receber informações que impactarão diretamente na qualidade das capacitações e no desenvolvimento pessoal e profissional.

A coordenadora de Programas e Projetos na Área de Saúde do Senar Central (DF), Deimiluce Lopes Fontes, esclareceu os educadores que atuam em capacitações de PS – Promoção Social, sobre os programas disponibilizados pela instituição e propôs a reflexão sobre ‘O que é promover socialmente uma pessoa?’. Na avaliação da educadora a resposta inicial é: “Atingimos o objetivo quando estimulamos nossos alunos a modificarem sua condição pessoal e conquistarem autonomia profissional. Nosso objetivo será trabalhar a autoestima da pessoa, demonstrando o seu valor e quais habilidades poderá desenvolver”, ressalta.

Deimiluce lembra que promover socialmente um grupo ou comunidade não é simplesmente apontar alternativas de atividades que visem lucro. “Muitas vezes pensamos que oferecendo condições de renda atingimos o objetivo da capacitação. No entanto, a missão do Senar é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público que atende, colaborando com o desenvolvimento sustentável do país”, argumenta.

No workshop ‘Vivenciando Dinâmicas’, a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Eliane Pessoa, propôs a reflexão sobre a necessidade de analisar e entender a diferença de gerações, no processo educacional. Por intermédio de dinâmicas, os participantes avaliaram o papel do educador e sua capacidade de comunicação para diferentes grupos. “O papel do educador é estar atento ao modo como o aluno recepciona as informações. A geração X, formada pelas pessoas nascidas entre 1964 e 1977, muitas vezes enfrenta a realidade de ter que recomeçar uma carreira ou rever seus pontos de vista. Vocês (instrutores) precisam observar que muitos desses alunos utilizam seus cursos para recomeçar uma atividade do zero”, reforça.

O objetivo das palestras e workshops é promover a atualização de conhecimentos dos 210 instrutores do Senar/MS – Foto: Divulgação

O objetivo das palestras e workshops é promover a atualização de conhecimentos dos 210 instrutores do Senar/MS – Foto: Divulgação

A consequência de se trabalhar com públicos de realidades e culturas diferentes é estar preparado para enfrentar crises com uma postura de resiliência. As considerações foram abordadas na palestra ‘Crises e Resiliência’, ministrada pela presidente da ICF-MT – Federação Internacional de Coach no Mato Grosso, Iracema Irigaray Borges. Um dos aspectos abordados pela especialista em Coach foi a questão comportamental das pessoas com as quais os educadores se relacionam, seja no âmbito pessoal ou profissional. “Todo comportamento traz ganhos, no entanto, eles podem ser positivos ou negativos. Uma pessoa pessimista, por exemplo, procura se proteger do sofrimento com atitudes e pensamentos negativos, o que é cansativo e desgastante. Para contribuir com a mudança ela precisa aprender a substituir esses sentimentos por atitudes saudáveis como otimismo, recuperação da autoestima, cultivando o hábito do planejamento, de forma a retomar seu equilíbrio emocional”, pondera.

O Senar/MS trabalha com uma cartela diversificada de cursos voltados a produção de alimentos e para atualizar os instrutores foi oferecido um workshop sobre ‘Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos’. A profissional responsável pelo assunto é mestra em Biologia Vegetal e professora de Higiene de Manipulação de Alimentos do Senac/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Luciana de Almeida Spindola. Na apresentação, a profissional fez uma analogia sobre o alcance de se ingerir alimentos contaminados. “Cabe aos instrutores explicar e reforçar constantemente sobre a importância de manipular alimentos com higiene. Costumo dizer aos meus alunos que um erro médico pode matar uma pessoa, mas, a ingestão de alimentos contaminados pode resultar na morte de dezenas ou até centenas de cidadãos”, alerta.

Autoconhecimento e liderança – Além das capacitações educacionais e técnicas foi oferecido um treinamento que desenvolveu a reflexão comportamental dos instrutores. Liderado pelo administrador e coaching, Delmar Reschke, o ‘Treinamento de Alto Impacto com ênfase em comunicação, equipe e resultados’ teve a finalidade de incentivar os participantes a avaliarem seus comportamentos e atitudes. “A partir dessa reflexão, em poucas horas de treinamento, as pessoas se questionam se querem algo diferente, porque não conseguem colocar em prática e o que precisam mudar para alcançar seus objetivos. Para responder a essas indagações é essencial que o participante mude suas atitudes e tenha plena consciência de que a escolha caberá a ele”, considera.

A segunda edição do Encontro de Instrutores do Senar/MS acontece entre os dias 17 e 19 de fevereiro, no Eco Hotel do Lago, em Campo Grande.

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