Eletrodomésticos que mais consomem energia: entenda os vilões da sua conta de luz

Geladeira, ar-condicionado e chuveiro podem ser os principais pesos na conta mensal

No ano de 2024, é nítido o quanto as tarifas de energia elétrica aumentaram – muitos consumidores têm, inclusive, se preocupado com as contas e procuram identificar quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. A conta de luz pode ser um grande vilão no orçamento mensal, e por isso a preocupação é constante.

Crédito: Vitalij Sova/iStock

No entanto, embora todos os eletrodomésticos contribuam consideravelmente para o valor da conta, alguns impactam mais nas contas, devido ao tempo de uso, à potência ou mesmo à necessidade de ficar sempre ligado. Uma vez que os eletrodomésticos se tornaram indispensáveis para o nosso dia a dia, é importante listar quais deles são os grandes vilões da conta de luz para repensar os usos. Confira a seguir!

Ar-condicionado

Sem dúvidas, o ar-condicionado é o principal peso nas faturas de conta de luz. Para quem pode ter no imóvel, principalmente em períodos de ondas de calor, o ar-condicionado costuma estar ligado com uma frequência considerável para garantir o conforto térmico.

Embora seja muito importante, o uso constante do ar faz com que o consumo de energia seja muito grande, e pode ser ainda maior se o aparelho for antigo ou se for um ar-condicionado do tipo portátil, que consome muito mais energia.

Em uma estimativa geral, o ar-condicionado pode corresponder a 40% do consumo total de energia elétrica de uma casa.

Chuveiro elétrico

Se você tem chuveiro elétrico em casa, já deve ter percebido que, nos períodos de inverno, a conta de luz costuma ficar mais cara. E muito disso se dá por conta da potência que é consumida da energia ao esquentar mais a água, e o tempo do banho costuma ser maior.

Estima-se que o chuveiro elétrico consuma cerca de 25% da conta de luz de uma casa. Por isso, é importante usar um modelo que consuma menos energia e reduzir o tempo dos banhos para ter um desconto na conta de luz.

Geladeira

Embora pareça consumir pouca energia, as geladeiras costumam ficar ligadas 24 horas por dia. Isso, na prática, faz com que o gasto total de energia seja significativo na conta de luz.

Os modelos mais novos tendem a ter um gasto bem menor, mas boa parte dos brasileiros ainda têm modelos antigos em casa, que costumam gastar mais de 15% da conta mensal de luz, enquanto geladeiras mais recentes gastam em torno de 10%.

Para otimizar o uso, evite a abertura frequente da geladeira e sempre mantenha a temperatura ajustada de acordo com as necessidades reais de cada alimento para conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo