A fase dos 20 e poucos anos é um período complicado para todos, afinal as dúvidas sobre o que fazer da vida são muitas e as respostas, pouco concretas. Com Felipe Gualnieri, não foi diferente. Antes de se tornar um empreendedor de sucesso, Gualnieri estava confuso sobre qual caminho seguir. Logo após se formar em Educação Física, Felipe começou a trabalhar como executivo de vendas em uma unidade da Times Idiomas. Aos 23 anos, passou a conhecer mais sobre o ramo e percebeu que seria possível ter sucesso como franqueado da marca.
“Saí da faculdade querendo me encontrar. Não foi uma decisão fácil, mas foi a decisão que mudou minha vida em todos os sentidos. Me fez amadurecer como profissional, me conhecer como empreendedor e perceber o quão importante e desafiador é começar um negócio próprio. Eu tinha conhecimento, as pessoas que eu amo me apoiaram, então decidi começar minha jornada”, destaca o empresário.
Assim, em 2016, Felipe decidiu abrir sua primeira franquia comercial da Times, responsável somente pela venda de cursos e por encaminhar os novos estudantes às unidades físicas da rede. Após 3 anos, em junho de 2019, resolveu ir além e adquiriu uma franquia-escola no bairro do Taquaral, em Campinas, e em 2020 abriu outra franquia escola na cidade de Sumaré, em São Paulo. Nesta nova condição, passou a encarar um desafio ainda maior, tendo de lidar com uma gestão mais complexa, mais funcionários para orientar e toda a infraestrutura de uma escola de idiomas com o conceito de qualidade da Times, além dos alunos, que precisam de toda atenção e apoio para que o serviço seja prestado de forma adequada.
“Abrir uma Franquia de Escola da Times Idiomas foi um grande passo em minha trajetória. Algo que me trouxe muita alegria e realização profissional. Cada degrau que eu fui subindo, cada desafio foi importante para que hoje eu tenha minha visão de negócio e, consequentemente, consiga alcançar bons resultados”, afirma Gualnieri.
Desafios da pandemia
A pandemia Covid-19, foi um marco para o empresário e exigiu uma rápida adaptação do negócio. Em pouco tempo, Felipe e os outros franqueados da Times planejaram a plataforma de aulas remotas, traçaram planos para que o curso se mantivesse eficaz na modalidade online e criaram estratégias para a captação de alunos.
“O dia 17 de março de 2020 sempre será lembrado por mim. Em 24 horas tudo mudou. Conseguimos fazer todo um planejamento de sistema para a Times e, mesmo com todas as incertezas do cenário, nos surpreendemos com os resultados obtidos. O número de alunos matriculados aumentou e o faturamento também cresceu”, destaca.
Graças ao trabalho desenvolvido, sua receita no ano da pandemia foi de R$408 mil, e o empresário está otimista para os números de 2021, projetando que os ganhos alcancem a casa dos R$740 mil. Com o sucesso, Felipe agora ainda pretende abrir mais uma franquia, desta vez fora do Brasil.
“Quero expandir. O próximo passo é abrir uma unidade da Times Idiomas nos Estados Unidos. Ainda estou na fase de estudo do mercado, pensando nas possibilidades e analisando todo o cenário, mas acredito que é possível e que será um bom investimento”, finaliza.