Carismático e dono de marcante presença de palco, caracterizado por uma voz firme e versátil, de fôlego intenso, alcançando timbres variados e potentes, explorando naturalmente as fortes extensões vocais de tenor, Rod Rivers afirma que as suas principais influências musicais vêm basicamente do rock da década de 70, por exemplo: Led Zeppelin, AC/DC, Iron Maiden, Deep Purple, e Kiss.
Nascido e crescido em Campo Grande-MS, no bairro Nova Bahia, guitarrista e vocalista, Rodrigo de Barros Paiva (Rod Rivers) desde cedo herdou da sua mãe o pendor pelo Rock and Roll.
Foi o idealizador e um dos formadores da ‘Banda Rivers’ na nossa Cidade Morena, em 1999, com a proposta de tocar heavy metal e os clássicos do rock convencional em Mato Grosso do Sul, realizar tributos a legendárias bandas como “Guns’N’Roses”, “Led Zeppelin”, “Kiss” e outras, bem como incluir também em seu repertório músicas próprias. Integrou a Rivers até o ano de 2017, quando se mudou para a Inglaterra: para empreender novos projetos, enfrentar novos desafios, e iniciar um novo ciclo na sua carreira musical.
No meu recente bate-papo com Rod Rivers, assim ele me disse, direto de Londres: “A Inglaterra sempre foi um sonho na minha vida: é a meca do Rock na Europa e minhas bandas favoritas são daqui”. Pois é… Lá ele conheceu o guitarrista austríaco (e também compositor) Sebastian Harl e, comprometidos com o espírito e a cena do rock’n’roll, começaram a trabalhar juntos, resultando – desta natural harmonia e o grande potencial artístico de ambos – a idealização da ‘Banda Alien Nation’, que foi completada pelo tecladista espanhol Paul Shine, o baterista polonês Kamil J. Krol, e o baixista italiano Dan Borgato (vários sotaques e um objetivo: executar um som veemente, harmonizando melodias de impacto e letras de qualidade).
Com merecido sucesso, reverberando metal vivo e de impactante sonoridade, a banda iniciou gravações e apresentações, tecendo belíssimos singles. E agora lançou um videoclipe com a música Break of dawn: antológica composição da autoria de Sebastian Harl, que enfoca a passagem dos 4 cavaleiros do apocalipse e transporta os ouvintes a paragens transcendentais de reflexões contemporâneas: “Cavalgamos antes da tempestade… / escarlate / E vem o amanhecer… / realizamos a colheita…” (trecho simbólico da metafórica letra) – com capturas de imagens e edição de Victor Morelo (brasileiro, que também reside em Londres), Break of dawn (Official Vídeo) está disponível no seguinte endereço: https://youtu.be/uhDLDGEw288.(ver a seguir).
Harmonizando riffs pesados com efeitos vocais tocantes, a Alien Nation envolve o público ao tempo em que irradia mensagens positivas e inclusivas. Destarte, apesar de jovem, a banda já é digna de todo respeito. E certamente o talento nato e a gana artística dos seus integrantes – todos na casa dos 32 aos 40 anos – logo levarão suas músicas para longínquos pontos do mundo e diversificadas legiões de admiradores, pois como bem eles dizem: “Você não pode nos parar, / você não pode nos segurar. / Nós somos a maré debaixo das ondas”.
É vero!
*Rubenio Marcelo é escritor e compositor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Muito bom.
A julgar pelas influencias que ele teve, com certeza, é um profissional acima da média.
Claro que não chega no 10,0 porque não citou os Beatles. Kkkk
Mas está plenamente apto a dominar os palcos e a cultura musical no Velho Mundo e aqui no Novo Mundo.
Um fraterno abraço aos amigos
Wellington
Puxa, que Artigo envolvente, que nos faz vivenciar a arte e o artista… Muito bom este ensaio crítico da autoria de Rubenio Marcelo, que realmente nos mostrou com competência características do artista Rod e da Banda, tudo com aspectos originais de arte. Excelente! Parabéns!
Show! Legal demais! Sucesso!
Esse meu brother é uma estrela. Merece todo reconhecimento desse mundo. Talento em pessoa.
Parabéns Rod
Muuuitoooo obrigado pela atenção dada a esse simples músico. Um grande abraço pra vc e quero deixar meu muito obrigado a todos que torcem por mim e me mandam boas energias, mesmo que de longe. Um beijão no coração de todos vocês!
Rod sempre fazendo mto sucesso o de quer que ele vá! Sempre merecido, mto esforço e dedicação, além da incrível voz! Vai longeeeee Rod e banda!! Acompanhava em Cgr e agora acompanho aqui de Londres tbm.. Parabéns Rod!!