O exercício reduz a queda da capacidade cognitiva, melhora a inteligência e percepção. A afirmação é do cardiologista Luiz Ovando, cooperado da Unimed CG, que palestrou na noite da última quarta-feira (19) sobre como alcançar saúde por meio da atividade física.
A palestra foi gratuita e aberta ao público e aconteceu no auditório da Unimed CG, realizada Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) da Cooperativa. Na ocasião, o especialista afirmou que o aspecto biológico fica em terceiro ou até quarto plano de prioridade na vida as pessoas e demonstrou diversas estatísticas que comprovam a importância e eficácia do exercício físico para a saúde.
“Dentre os principais fatores que comprometem à saúde estão hábitos dietéticos pobres, inatividade física e tabagismo, que leva à obesidade e outros malefícios”, explica o Dr. Ovando, também especialista em Medicina Esportiva. Ele mostra pesquisas que falam que a inatividade física aumenta em 60% o risco de AVC, 59% de osteoporose, 41% de câncer de cólon, 50% de diabetes e outros. “Além disso, eleva também a mortalidade total, depressão, ansiedade e demência”, complementa.
Uma das participantes, Indianara Jantorno, 34, relata possuir alimentação saudável, mas ainda, não ter conquistado o hábito da prática da atividade física: “Busquei a palestra justamente por isso. O tema me chamou a atenção e saí ainda mais convencida de que preciso alcançar essa meta. Só tem benefícios!”.
Sobre facilitadores de mudanças de comportamentos, nesse assunto, o cardiologista indica algumas ações, como a criação de ambientes que facilitem o exercício e a dieta e a gratificação das pessoas pela prática esportiva. “Não basta motivar, é preciso facilitar e disponibilizar orientação profissional”, assegura Luiz Ovando.
Para finalizar, ele esclarece que o exercício físico gera grande quantidade de substâncias que beneficiam todo o organismo: “A atividade física precisa ser feita com satisfação, consciência e orientação médica. É um dos melhores remédios e é essencial para a vida de todo ser humano”.
Palestra Preventiva – Essa foi a primeira palestra preventiva de 2016 – gratuita e aberta ao público, realizada pelo Sempre, que ainda sorteou brindes aos participantes, ao final do evento (que reuniu cerca de 60 pessoas). A Unimed Campo Grande vai oferecer outras ações e palestras até o fim do ano, nesse mesmo formato.
Sobre a Unimed Campo Grande – É uma cooperativa de trabalho médico, com 1.500 médicos cooperados e mais de 100 mil clientes. Considerada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a melhor operadora de saúde do MS, com cerca de 170 estabelecimentos credenciados, um laboratório e hospital próprios – estando este último em fase de ampliação de 3 mil para 23 mil m².