Quem resolver comprar a edição especial do jato Phenom 300E também pode levar um Porsche 911 Turbo S combinando. O projeto batizado de “Duet” (“dueto”, em tradução livre), que une a fabricante brasileira de aviões Embraer e a montadora de esportivos de luxo Porsche, entregará essa dupla especial.
Serão produzidos apenas dez pares exclusivos, que compartilharão diversos elementos, como cores e estilo dos bancos. O Porsche, por exemplo, terá uma luz que indica “no step” (“não pise”), comum na asa dos aviões, quando o condutor abrir as portas.
O carro é quase que inteiramente feito à mão pela divisão Exclusive Manufaktur em Zuffenhausen, na Alemanha. O interior leva couro em duas cores, lembrando o do avião, e o volante é costurado de maneira a parecer o manche da aeronave.
Além disso, existe um decalque interno, retangular e pintado de cinza, com um quadrado azul, representando “um em dez”. Cada cliente poderá escolher em que posição deseja a cor diferente. O padrão se repete para a parte de fora da aeronave.
O exterior leva as cores Platinum Silver Metallic, na parte de cima, e Matt Jet Grey Metallic, na parte de baixo do veículo, com entradas de ar e detalhes em prateado cromado e azul.
O logotipo foi desenhado especialmente para essa cooperação: a asa do Phenom 300E é estilizada para combinar com o aerofólio do Porsche 911. Esse logo também é projetado por luzes de LED no chão quando o motorista abre a porta.
Com o pacote Sport Chrono, o 911 também pega emprestado do Phenom 300E um cronômetro que leva o logotipo da cooperação, com um horizonte artificial impresso no mostrador. No jato, o giroscópio oferece informações sobre o voo, como distância dos eixos longitudinais e laterais.
A exclusividade não para por aí. A dupla vem com um conjunto de bagagens especiais desenhadas pela Porsche, que inclui mala igual a usada por um piloto e duas bolsas com as cores combinando com o carro. Como se não bastasse, o conjunto inclui um relógio 1919 UTC Globetimer Embraer, também limitado a dez unidades, e é reservado exclusivamente aos proprietários do jato e do veículo.
Para fechar, uma capa de carro coberta com etiquetas “remover antes do voo” também está incluída. As entregas estão previstas para 2021 e a aeronave e o carro serão vendidos apenas aos pares e não separadamente. Um 911 Turbo S personalizado passa de 1,3 milhão de reais.
O conjunto está avaliado em aproximadamente 11 milhões de dólares (R$ 59 milhões), segundo fontes ouvidas pela reportagem, mas o preço pode variar de acordo com a customização do interior.
“A Porsche e a Embraer compartilham diversos valores comuns”, disse Alexander Fabig, Vice-Presidente da área de Personalização e Clássicos da Porsche. “Como parte de nossa cooperação, estamos usando o know-how de ambas as marcas para desenvolver em conjunto uma dupla única de carros esportivos e jatos que agrada a ambos os grupos de clientes”, afirma ele.