A empresa gaúcha, Nodo, é especialista em soluções digitais personalizadas para diferentes indústrias e, desde que chegou aos Estados Unidos em 2019, com uma sede em San Diego, na Califórnia, a empresa dobrou seu faturamento com a operação internacional. Os números são substanciais e mostram o sucesso no mercado, visto que, em fevereiro deste ano, a empresa já bateu a meta de crescimento prevista para 2021, e agora pretende crescer mais 120% nos próximos meses.
Os motivos para comemorar são indispensáveis: o estado norte-americano é líder global em tecnologia e inovação, representando um dos mercados mais competitivos do mundo para empresas do setor. “Conseguimos oferecer um processo mais eficiente de alinhamento de prazos e demandas, que os nossos concorrentes. Diante disso, os clientes estrangeiros têm preferido essa sistemática mais horizontal e definida e, por isso, temos nos destacados e atraído as atenções por lá”, destaca Paulo Faulstich, cofundador e diretor de negócios da Nodo.
Além de possuir um time altamente qualificado devido aos mais de 10 anos de experiência no mercado digital, a Nodo se sobressai em relação aos concorrentes americanos e brasileiros porque possui produtos totalmente centrados no público-alvo do contratante, fazendo com que as soluções tenham um maior engajamento e mais adoção por parte dos usuários. Além disso, a metodologia própria para a criação de produtos digitais se alinha com ideias conceituadas de mercado e a experiência de atuação. Isso faz com os produtos Nodo sejam lançados com qualidade superior aos concorrentes.
Alguns cases internacionais aconteceram com clientes como a Cambridge English, onde a Nodo foi responsável pela criação do portal web, na qual tinha como objetivo mostrar e organizar dados de proficiência em inglês de vários países do mundo. A empresa atuou desde o começo, incluindo interface, arquitetura de informação, gerenciamento, usabilidade e desenvolvimento.
Já para a Qualcomm, a Nodo participou da concepção e criação de uma solução on-premise para gestão e compartilhamento de documentos com fornecedores. Desde usabilidade, experiência do usuário, arquitetura de software criada utilizando Node.js até a publicação da solução em cloud foram seguidas boas práticas de agile para execução do projeto. A plataforma contou com uma camada extra de segurança que foi homologada pelo Departamento de Segurança e Vulnerabilidade da Qualcomm. Os resultados do projeto foram promissores, o mesmo serviu de referência de usabilidade, segurança e performance em um produto digital para outras iniciativas que foram conduzidas posteriormente.
Com sede em Pelotas (RS), São Paulo (SP) e San Diego (CA), a empresa tem mais de dez anos de atuação no mercado e pretende crescer 30% em 2021 no mercado nacional, além de continuar fortalecendo sua reputação no setor. “Trazemos para o Brasil aprendizados da economia americana e conquistamos espaço com boas referências. Os estadunidenses oferecem inovação e informação do que há de mais recente no mercado, e a Nodo trabalha para ser uma empresa global”, finaliza Paulo.
Sobre a Nodo
A Nodo é uma empresa de tecnologia com mais de 10 anos de experiência criando soluções digitais personalizadas para diferentes indústrias e algumas das maiores empresas do mundo, além de ser premiada pelo Awwwards Institute. Seu portfólio engloba mais de 100 clientes, entre eles empresas como Qualcomm, UnitedHealth Group, Globo, Tupy, Klabin, Alpargatas e Boticário. Com soluções que auxiliam o Marketing em iniciativas de engajamento com a marca, RH na automatização de processos e TI através da disponibilização de times técnicos dedicados, a Nodo apoia grandes empresas de diferentes setores na obtenção de resultados positivos em diversas frentes de negócio.