Chegou mais um concorrente para disputar o futuro do carro autônomo. De acordo com a Reuters e com a agência estatal de notícias Xinhua, uma empresa local especializada em tecnologia, a Tencent Holdings foi autorizada pelo governo a colocar seus carros inteligentes em ação nas rodovias públicas de Shenzhen, no sul do país.
Essa é uma tentativa do país de entrar de vez no circuito de líderes mundiais em tecnologia autônoma e competir diretamente com outras empresas como a Waymo, braço de direção autônoma do Google, e a Tesla.
Como o trânsito da China é caótico, a Xinhua afirma que o país está priorizando a questão da segurança nos testes de autônomos. O Departamento de Transportes de Shenzhen, inclusive, exigiu que os carros da Tencent tenham um motorista e uma segunda pessoa no carro durante as avaliações. Vale lembrar que nos últimos meses carros autônomos da Waymo e da Tesla se envolveram em acidentes durante os testes.
Além da Tencent, a gigante Baidu ganhou aprovação para testar seus automóveis autônomos em Pequim. A SAIC Motor e a startup de veículos elétricos Nio também já possuem licenças em Xangai.