Empresário viu negócio de mineração crescer após iniciar exportação de pedras com apoio do Sebrae

Bella Pedra aumentou seus lucros em 40% após abrir mercado em países como Suíça e Dubai

Localizada em Campo Grande (MS), a Bella Pedra Cristais extrai pedras naturais em Mato Grosso do Sul para a confecção de acessórios como brincos, colares e braceletes, até objetos decorativos para o lar. O empreendimento vivenciou um crescimento significativo em seus lucros, que aumentaram 40% após abrir as portas para o mercado internacional. O processo para a exportação, que contou com o apoio do Sebrae/MS, permitiu que a empresa expandisse seus horizontes e se destacasse em um mercado global.

Bella Pedra Cristais se destaca no mercado internacional através da exploração mineral sustentável – Foto: Divulgação

Ao todo, a empresa explora quatro minas em Mato Grosso do Sul: Uma em São Gabriel do Oeste, de onde retira Jaspe, uma em Bodoquena, responsável pelo fornecimento de Calcita Amarela e outra em Bela Vista, para minerar Calcita Branca. Além disso, o proprietário da empresa, Júnior Franco Roza, possui uma mina de Ametista em Caracol e tem estudos para a exploração de uma reserva de ferro, também no interior do Estado.

Desde 2020 estamos atuando na área e hoje temos a Bella Pedra Cristal. A procura por esse tipo de material é grande, especialmente pelas pessoas de fora, e Mato Grosso do Sul tem bastante potencial, o que fomos descobrindo após diversos estudos e levantamentos”, afirmou.

Com quatro anos de experiência no mercado de mineração, o empreendedor Júnior Franco Roza encontrou no Sebrae o caminho que precisava para crescer. “O Sebrae está com a gente desde 2023, nos auxiliando e nos orientando para fazer as exportações. Sempre tivemos essa vontade de vender para fora, mas não sabíamos como fazer, até o Sebrae chegar e nos dar essa orientação”, afirmou o empresário.

Empresário Júnior Franco Roza comanda negócio que cria acessórios a partir da extração de pedras – Foto: Divulgação

Em 2024, ocorreu a primeira exportação, após a participação do empreendedor no programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, que conectou a Bella Pedra Cristais à Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex Brasil), que abriu caminho para a comercialização internacional do produto. Nessa oportunidade, a empresa foi qualificada à exportação pelo Programa PEIEX da Apex Brasil, fechando negócio com Portugal.

Ainda segundo o empresário, as oportunidades de exportação expandiram com a participação na feira Exporta Mais, promovida pelo Sebrae, em novembro de 2024. Durante o evento, Junior Franco pôde fazer negócios com compradores de Dubai, e apresentar seus produtos para investidores de diversas partes do mundo, como Japão e Suíça.

O Sebrae também ofereceu acompanhamento gratuito em uma consultoria ambiental, ajudando a Bella Pedra Cristais a regularizar as licenças necessárias para a exploração mineral de forma sustentável. “A partir do momento em que o Sebrae começou a andar junto com a gente, expandiu muito a nossa maneira de pensar e de ver, especialmente sobre as exportações”, destacou. Para os próximos anos, a expectativa do empresário é ter mais 20 minas registradas em Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo