O Sebrae/MS, por meio do Living Lab – laboratório de inovação aberta e prototipagem, leva uma caravana com empresários e representantes do ecossistema de inovação de Mato Grosso do Sul para o Startup Summit 2023, um dos maiores eventos do país voltados à tecnologia, networking e negócios, que ocorre entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centrosul – Centro de Convenções de Florianópolis (SC). São mais de 10 mil pessoas em um ambiente voltado para a integração de ideias e entusiastas de negócios tecnológicos.
O Startup Summit é uma realização do Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). Para o conselheiro do Sebrae/MS e secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semadesc), Ricardo Senna, a participação na iniciativa é a oportunidade de conhecer e levar a experiência deste evento para Mato Grosso do Sul e de até vislumbrar algo deste porte o Estado.
“O Sebrae trouxe mais de mil empresas de todo país, sendo 14 de Mato Grosso do Sul, um evento que mostra que as pequenas empresas de base tecnológica têm um papel importante para gerar dinamismo econômico, emprego e transformar realidades”, declarou Senna.
“Esta conexão de grandes ideias é uma grande oportunidade para as nossas micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul realizarem networking e novas conexões de base tecnológica”, complementa o conselheiro do Sebrae/MS e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, que também está presente no evento.
Ao todo, 14 empresários de negócios inovadores e startups de Mato Grosso do Sul participam desta edição do Startup Summit. Parte deles está no evento porque foi selecionada após se inscrever no programa “1K+”, outra iniciativa do Sebrae para impulsionar o sucesso e o desenvolvimento de negócios inovadores e startups.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Caio Teruel, a participação representa uma oportunidade para os empresários sul-mato-grossenses, ao exporem suas ideias e produtos em um estande para um público altamente qualificado. “É papel do Sebrae/MS impulsionar a inovação e o empreendedorismo inovador em Mato Grosso do Sul, isto é, um trabalho de vanguarda e pioneiro de fomentar e desenvolver ações ligadas à inovação”, explica o analista.
Um dos empreendedores participantes é Orlando Trevisan, CEO da CO2life – Crédito de Carbono. “O evento é uma reunião de diversas oportunidades de negócio. Nele, há contato direto com os principais protagonistas da inovação, abrangendo desde empreendimentos de pequeno porte até grandes empresas, isso sem mencionar as perspectivas de internacionalização que também se apresentam. Estou muito empolgado, pretendo participar do evento em Summit Startup 2024”, declarou.
Referência no ecossistema de startups
Nesta edição, o Startup Summit promoveu 200 palestras em 21 trilhas de conteúdos diversos voltados para startups, pequenos negócios de base tecnológica, aplicação de recursos para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de espaços dedicados para o empreendedorismo feminino. Pela primeira vez, foram mais de 850 startups participantes, proporcionando um ambiente propício para conexões, oportunidades de negócios e compartilhamento de conhecimentos.
Mais informações sobre as ações de inovação e outros serviços oferecidos pelo Sebrae/MS podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no 0800 570 0800 ou acessando o Portal do Sebrae/MS.