Campo Grande (MS) – Com o tema “Literatura para quê?”, Campo Grande recebe de 4 a 7 de outubro o 18º Encontro do Proler, evento que contará com mesas redondas sobre Políticas Públicas para Livro, Leitura e Literatura (PNLL e PELL), literatura regional, literatura nacional e ainda encontros com escritores.
A abertura acontece no dia 4 de outubro, com uma palestra proferida pelos professores Célia Regina Delácio (UFGD) e Daniel Abrão (UEMS) sobre o tema do evento. A abertura está marcada para às 19 horas na Unigran, localizada na Rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro.
No dia 5 de outubro, às 15h, acontece a mesa redonda “Políticas Públicas para Livro, Leitura e Literatura – PELL e Colegiado Setorial de Literatura MS”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG). E às 19 h, o SESC Morada dos Baís realiza o Circuito de Autores – Arte da Palavra, com os escritores Alexandre M. Rodrigues (SP) E Vanessa T. Trajano (PI).
No dia 6 de outubro a professora Bernadete Campello (MG) profere a palestra “Biblioteca Escolar no século XXI: espaço de múltiplas dimensões”, às 14h no CCJOG. Ela promoverá a discussão das possibilidades da biblioteca escolar como recurso de aprendizagem, analisando as diferentes experiências que esse espaço pode proporcionar. Pretende também apresentar e discutir fatores que possam influenciar projetos de formação de leitores a serem desenvolvidos na biblioteca. No mesmo local, às 19h30, o escritor Marc Ferréz (SP) traz a palestra “Literatura para Transformação Social e humana”. Ele discorrerá sobre sua experiência ao longo dos seus 20 anos de carreira e abordará sobre seus livros, sua ligação com a cultura Hip Hop, sua experiência como empreendedor social e literatura marginal.
No dia 7 de outubro a partir das 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, Francisco Gregório (RJ) ministra a palestra “Leitura e Memória”. No local acontece ainda o Encontro de Contadores de Histórias. A experiência tem demonstrado que contar histórias tem o mérito de aglutinar pessoas em torno de um tema, sensibilizando-as e atraindo-as para o estudo e a pesquisa não só de novos textos e ensaios, mas também para o recolhimento de histórias da memória oral – histórias que não estão só nos livros, mas na vivência das pessoas e que acabam por oferecer uma releitura das próprias histórias narradas nos livros. Como se trata de atividade com características lúdicas, a contação oferece a possibilidade de um envolvimento afetivo do leitor com o livro e com os temas em discussão. A palestra “Leitura e Memória” discorrerá sobre estes aspectos.
No mesmo dia, às 17h, o SESC Morada dos Baís promove o Encontro com Escritores e traz a discussão “Por que os clássicos são clássicos?”, com o palestrante Érico Nogueira (SP). Neste momento ocorrerá a reflexão sobre os múltiplos sentidos da palavra “clássico” e a apresentação ao público dos principais autores do Ocidente. A pergunta “Literatura para quê?”, portanto, se especifica, nesta palestra, em “Clássicos para quê?”.
Sobre o Proler
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e escrita política, críticas criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.
Tornar a prática de leitura dentro do cotidiano escolar e cultural da sociedade é tarefa fundamental para um projeto político cuja meta é formar cidadãos leitores. A escola e a biblioteca são, nesse processo, instituições imprescindíveis e complementares, mas o aprendizado da leitura transcende a alfabetização. Para constituir uma sociedade leitora, na qual a participação dos cidadãos no processo democrático seja efetiva, é preciso conjugar a leitura da palavra à leitura do mundo.
O Proler é concebido como um Programa de abrangência nacional e não tem caráter centralizador estando aberto a novos projetos de leitura e buscando estimular ações autônomas em favor da leitura. Em razão disso, o Proler é constituído por comitês conveniados e que trabalham sobre suas respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam.
Mais informações Núcleo de Leitura e Literatura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), no telefone 3316-9155. As inscrições serão feitas no site: http://prolerms.wixsite.com/prolerms
Sobre a certificação – Ao se inscrever no evento você poderá participar de toda a programação ou de parte dela, sendo que, no local de cada atividade será disponibilizada uma lista de presença que deverá ser assinada para confirmação de sua efetiva participação.
Lembramos que a cada efetiva participação (confirmada via assinatura da lista de presença) serão atribuídas 4 (quatro horas) na carga horária final da certificação.
Os certificados serão preenchidos com o nome exato informado na inscrição e a disponibilização será via email, portanto, observe atentamente o nome e o endereço de e-mail informado no ato de sua inscrição.
Observe a programação antes de se inscrever, veja as datas, os horários e os locais das atividades do evento e participe conosco. Sua presença será muito bem-vinda!
Acompanhe a programação:
4 de Outubro
Período Noturno: Cerimônia de abertura – Literatura para quê?
Palestrantes: Prof. Célia Regina Delácio (UFGD) e Prof. Daniel Abrão (UEMS)
Local: Unigran Capital
Horário: 19 horas
Endereço: Rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro.
5 de Outubro
Período Vespertino: Mesa Redonda “Políticas Públicas para Livro, Leitura e Literatura – PELL e Colegiado Setorial de Literatura MS”
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Horário: 15 horas
Endereço: Rua 26 de Agosto, 453 – Centro
Período Noturno: Circuito de Autores – Arte da Palavra (SESC):
Autores: Alexandre M. Rodrigues (SP) E Vanessa T. Trajano (PI)
Mediação: Isloany Machado
Local: Morada dos Baís – Horário: 19 horas
Endereço: Av. Noroeste, 5149 – Centro
6 de Outubro
Período Vespertino: Biblioteca Escolar no século XXI: espaço de múltiplas dimensões
Palestrante: Bernadete Campello (MG)
Mediação: Profª Eunice de Lourdes
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Sala Rubens Corrêa
Horário: 14 horas
Endereço: Rua 26 de Agosto, 453 – Centro
Período Noturno: Palestra “Literatura para Transformação Social e Humana”
Palestrante: Ferréz (SP)
Mediação: Volmir Cardozo – UEMS
Local: Centro Cultural José Octávio Gizzo – Sala Rubens Corrêa
Horário: 19:30
Endereço: Rua 26 de Agosto, 453 – Centro
7 de Outubro
Período Matutino: Palestra “Leitura e Memória” e Encontro de Contadores de Histórias
Palestrante: Francisco Gregório (RJ)
Mediação: Ciro Ferreira
Local: Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim – Horário: 8:30
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º andar – Centro.
Período Vespertino: Encontro com Escritores – Palestra “Por que os clássicos são clássicos?”
Palestrante: Érico Nogueira (SP)
Mediação: UBE/MS
Local: Sesc Morada do Baís
Horário: 17 horas
Endereço: Av. Noroeste, 5140 – Centro