Escola do Estrela Dalva terá sessões com filmes locais nesta quinta e sexta

Quinta a participar do projeto “Campo Grande Na Tela”, Escola Municipal Consuleza Maksoud Trad terá exibição de 13 curtas-metragens

Mostra UEMS – Foto: Vaca Azul

Nesta quarta-feira (3) e sexta-feira (4) é a vez da Escola Municipal Consuleza Maksoud Trad receber o projeto “Campo Grande Na Tela”, que leva filmes feitos na Capital a instituições de ensino de todas as regiões da cidade para que os jovens tenham contato com as produções locais. O projeto já passou em três escolas nas regiões do Centro, Segredo e Imbirussú e na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Ele é desenvolvido pela Marruá Arte e Cultura com recursos do FMIC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura), oriundos da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande.

Antes de levar as exibições para cada escola, integrantes do projeto vão até o local e expõem um guia pedagógico explicando como ele funciona e apresentando os filmes que participam da mostra. No guia ainda há sugestões de temas e exercícios sobre o conteúdo gerado a partir deste contato com o cinema que podem ser aproveitados em sala de aula nas disciplinas de História, Literatura, Português, Geografia e Artes. O projeto atende o cumprimento da Lei que determina a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

Mostra UEMS – Foto: Vaca Azul

No primeiro dia os filmes começam às 9h e no segundo dia às 15h. Serão exibidos: Ser Criança Em Campo Grande, de Tina Xavier; Olhar Diferente, de Marielle Oliveira; O Olhar Indígena Sobre Campo Grande, de Sidney de Albuquerque; Espera e Enterro, de Fábio Flecha; Ela Veio Me Ver e A TV Está Ligada, de Essi Rafael; Clave Latina e Preto e Branco, de André Monteiro; Tia Eva, de Ana Carla Pimenta e Vânia Lúcia Duarte; Lamento, de Eduardo Romero; e Memórias de Luz, de Farid Fahed.

Por meio do “Campo Grande Na Tela” muitos adolescentes tiveram o primeiro contato com o cinema local, como é o caso de Rayane Martins, estudante de 14 anos da Escola Municipal Nagib Raslan, onde o projeto esteve 18 de abril. “Gostei bastante, vi filmes que falam de Campo Grande ou têm histórias que se passam em nossa terra. Nunca tinha assistido nada daqui, é tão legal quanto os filmes que costumo ver de fora”, avalia.

Mostra UEMS – Foto: Vaca Azul

Já Brenda Oliveira, de 13 anos, preferiu as ficções aos documentários que foram apresentados. “Gostei muito de ‘Ela Veio Me Ver’, é uma história de amor entre adolescentes, parece muito o que alguns amigos estão passando”, afirmou. “Vi que é possível fazer filme, quem sabe um dia eu faça um”, completou.

Para o coordenador do projeto, Belchior Cabral, é importante levar estas produções até os jovens. “Nos últimos anos, o trabalho da Marruá se aproximou do cinema e da prática audiovisual. De projetos que desenvolvemos surgiram vários curtas. Percebemos que havia um acervo deles bastante relevantes e reveladores sobre a cidade em que moramos. Diante desse repertório pensamos ser importante transmitir esse conhecimento às novas gerações, produzindo mostras para exibição nas escolas e guias pedagógicos para apoiar os educadores, realizando debates”, explica Belchior Cabral, coordenador do projeto.

Mostra UEMS – Foto: Vaca Azul

Debate

Após as exibições acontecem debater para que os estudantes entendam melhor como funciona as produções campo-grandenses. Na Consuleza Maksoud estarão o ator Espedito Dimontebranco e Sidney Terena no primeiro dia e a atriz Conceição Leite, no segundo dia de mostra.

Nos dias 23 e 24 de abril, quando aconteceu a mostra da UEMS os debates contaram com o ator Pepa Quadrini e o músico e roteirista Rodrigo Camargo, no primeiro dia e a produtora Tania Sozza e a diretora de arte Maíra Espíndola, no segundo dia.

O debate gerou muitas perguntas sobre a vivência dos profissionais, principalmente para Rodrigo que é rapper do bairro Nova Lima e canta sobre a violência que acontece na zona norte da cidade.

A próxima escola a receber o projeto será a Escola Municipal Múcio Teixeira Júnior, na Vila Carlota, no dia 8 de maio, às 9h15 e 15h15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo