Escolas públicas de MS suspende aulas nesta quarta-feira (23)

As escolas públicas em Mato Grosso do Sul suspenderam nesta quarta-feira (23) as aulas, aderindo dessa forma a paralisação nacional organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Os organizadores do movimento reivindicam a realização de novos concursos públicos, reajuste salarial e valorização dos profissionais em educação.

Escola Joaquim Murtinho no Centro de Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

As escolas públicas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul aderiram ao movimento e suspenderam as aulas nesta quarta-feira (23). O tema do movimento é “Escola Pública não é Negócio. É Direito”.

A medida integra a 26ª Semana Nacional em Defesa da Promoção da Educação Pública.

Entre as reivindicações da categoria estão:

  • Realização de concurso público
  • Aprovação do projeto de lei que institui o Novo Plano Nacional de Educação
  • Gestão democrática das escolas
  • Valorização para todos os profissionais da educação
  • Piso e carreira do magistério

Segundo informações do presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Gilvano Bronzoni, as secretarias municipal e estadual de ensino foram oficialmente comunicadas, por meio de ofício, sobre a paralisação.

Bronzoni disse, ainda, que o documento solicitou a definição de uma data para reposição das aulas perdidas.

Ainda de acordo com Gilvano Bronzoni, os profissionais da educação deverão se reunir nesta manhã, na Praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande, capital do Estado, para defender a educação pública.

No período da tarde, por volta das 14 horas (horário de MS), está marcada uma audiência pública para discutir o futuro da educação. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, situada no Parque dos Poderes.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que os pais dos estudantes foram informados sobre a suspensão das aulas, e que a carga horário do ano letivo está garantida.

ABAIXO A NOTA DA SEMED

“A Semed informa que, em razão da paralisação nacional em defesa da educação pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), as aulas na Rede Municipal e Estadual de Ensino estão paralisadas nesta quarta-feira, 23 de abril.

Os pais e responsáveis foram previamente informados pelas unidades escolares sobre a paralisação.

A reposição do dia letivo será realizada conforme o calendário escolar, garantindo o cumprimento da carga horária prevista por lei, 200 dias letivos e 800 horas anuais.

100% das Unidades aderiram à paralisação nacional.

As reivindicações são a âmbito nacional, Campo Grande mantém o diálogo e constante reuniões para continuar garantindo os direitos da categoria”.

Já a Secretaria de Estado de Educação (SED), informou que a adesão das escolas à paralisação nacional é facultativa, e ressaltou que os pais dos alunos foram comunicados sobre a possível suspensão das aulas.

ABAIXO A NOTA DA SED

“A adesão das unidades escolares é facultativa e foi comunicada para os estudantes, familiares e responsáveis no decorrer desta terça-feira. Além da paralisação, as escolas da Rede Estadual de Ensino também comunicaram a data de reposição, considerando o andamento das atividades do Calendário Escolar.

As informações numéricas, relacionado ao quantitativo de unidades escolares que aderiram à paralisação, serão fornecidas no decorrer desta quarta-feira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo