Espada de 1.300 anos é roubada de Rocamadour, no Sul da França

A espada estava fincada e acorrentada na pedra, a 10 metros de altura, em uma montanha na Comuna de Rocamadour.

Uma espada histórica de aproximadamente 1.300 anos foi roubada no último dia 22 de junho, na Comuna de Rocamadour, no Sul da França. As autoridades locais ainda não têm pistas dos criminosos e nem sabem como o artefato foi roubado, já que a espada estava encravada e acorrentada em uma pedra, a aproximadamente 10 metros de altura.

Espada Durandal – Foto: Divulgação

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o artefato histórico roubado é a Espada Durandal, uma peça histórica e que estava em uma pedra de um santuário, que foi profanado.

A polícia francesa já está investigando o roubo, mas por enquanto eles não têm pistas dos criminosos e nem sabem dizer ao certo a forma como eles conseguiram escalar a pedra e roubar a preciosidade.

A Espada Durandal, também conhecida como a ‘Excalibur Francesa’, em referência à lenda da espada mágica do Rei Arthur, da Inglaterra, desapareceu, sem que as autoridades e a população local tenham visto nada de anormal.

Fontes da polícia disseram que as investigações preliminares trabalham com a hipótese de furto, porém a população de Rocamadour quer saber como os criminosos chegar ao local, que é de difícil acesso.

Capela de Notre-Dame de Rocamadour, na França – Foto: Divulgação

Acredita-se que os criminosos tenham escalado a Capela de Notre-Dame de Rocamadour, subido no telhado e, posteriormente conseguido chegar até a espada, furtando-a. O padre Florent Millet, reitor do santuário, disse acreditar nesta hipótese. “É de partir o coração”, disse Millet.

A prefeita de Rocamadour, Dominique Lenfant, disse que a comuna sentirá falta da Espada Durandal, e que ela própria sente como se uma arte de si tenha sido roubada.

Mesmo que seja uma lenda, os destinos da nossa aldeia e desta espada estão ligados“, afirmou Dominique Lenfant.

O mito da Espada Durandal diz que ela é inquebrável e possui uma lâmina muito afiada, capaz de cortar uma pedra com um único golpe.

A espada foi um presente do imperador Carlos Magno ao cavaleiro Rolando. Diz e lenda que, em sua última batalha, Roland tentou quebrar a espada para que nenhum de seus inimigos a possuísse após a sua morte. No entanto, por ser indestrutível, o cavaleiro não conseguiu quebrá-la. Ele então teria lançado a espada para o alto e a mesma teria viajado por vários quilômetros até ficar encravada na rocha em Rocamandour, onde estava até o seu misterioso desaparecimento.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo