Na última sexta, sábado e domingo (11, 12 e 13 de setembro), estudantes de sete escolas que participaram do programa Miniempresa – da Junior Achievemente MS – se reuniram no Shopping Norte Sul Plaza para expor e vender seus produtos que foram criados e produzidos por eles mesmos.
O resultado foi a venda de 220 unidades, movimentando mais de R$ 6 mil. Mais de 100 mil pessoas visitaram os estandes das Miniempresas.
A prática faz parte da última etapa do programa gratuito que ao longo de 15 semanas trabalhou com os jovens aulas, palestras e treinamentos sobre marketing, finanças, recursos humanos e produção.
Para a diretora executiva da JAMS, Lucilene Couto, os resultados desta Miniempresa foi o melhor dos últimos cinco anos. “Mesmo diante de um cenário econômico austero, os alunos usaram todos os recursos que aprenderam para criar produtos com baixo custo, preço competitivo e de engajaram para vender. Depois dessa experiência, eles saem daqui com outra visão sobre o mundo dos negócios”.
Cada uma das sete miniempresas criou seu próprio produto, são eles: Cinto de pneu, Móveis rústicos de caixote, Mesa de centro de pneu, Caixas organizadoras de trançado de jornal. Almofada com fones de ouvido e tapa-olhos, Carteiras de caixa de leite e aromatizante de ambientes. Parte da renda obtida com a venda dos produtos é doada para instituições filantrópicas escolhidas pelos próprios estudantes.
Premiação – no dia 10 de novembro será realizada a formatura dos alunos que participaram do programa e a premiação dos destaques em oito categorias: Melhor Vendedor da Miniempresa, Empreendedor Destaque, Vendedor Destaque, Melhor jovem empreendedor, Melhor Campanha de Marketing, Melhor Miniempresa, Maior Rentabilidade, Produto Destaque (em sustentabilidade e em inovação), Melhor Relatório Final.
Sobre o Miniempresa
O Programa Miniempresa é uma experiência prática em economia e negócios que conta com o apoio de profissionais que se voluntariam para compartilhar seus conhecimentos com os estudantes. Para participar do Programa as escolas devem se inscrever pelo site www.jams.org.br, não há custo. Ao longo de 10 anos, mais de 650 jovens estudantes já participaram do Miniempresa.
Sobre a JUNIOR ACHIEVEMENT
Presente em mais de 120 países há 94 anos, a Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos aplicados juntos aos estudantes em parcerias com escolas públicas e privadas, e com voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos. No Mato Grosso do Sul, a Junior Achievement foi fundada em junho de 2005 pelo SEBRAE. Presente em Campo Grande, a Junior Achievement MS atendeu desde a sua fundação mais de 28 mil jovens, através de mais de 100 profissionais voluntários por ano e o suporte de 30 empresas parceiras, entre mantenedoras e apoiadoras. Mantenedores da JAMS: Gerdau, Sebrae, Gráfica Pontual, Senac, Agesa, Grupo Albuquerque, R.U Uniformes, Laboratório Renato Arruda/Grupo Sabin, Outback.
Fonte: Contexto Mídia