O ingresso dos filhos à escola antes da idade obrigatória por lei (4 anos) muitas vezes traz aos pais muitas dúvidas e preocupações e, saber se é certo ou errado ou se a ida na escola tão cedo traz algum benefício a criança são algumas das informações mais procuradas pelos pais, principalmente de primeira viagem.
No quesito certo ou errado não é possível dar uma resposta concreta, pois, isso dependerá muito da criança, da sua adaptação e do seu jeito de ser. Algumas crianças podem se sentir de maneira desconfortável e terem o sentimento de abandono pelos pais, já outras podem se sentir mais confiante e desinibidas para lidar com as coisas desde cedo.
Já em relação aos benefícios podemos encontrar muitas pesquisas em que estudiosos afirmam que são percebidas poucas diferenças em relação ao aprendizado entre ingressar cedo na escola ou na idade em que se deve, mas, já em relação à vida socioemocional o avanço além de perceptível é vantajoso.
Hoje em dia é muito difícil vermos crianças pelas ruas ou pelos espaços abertos brincando e, com isso, as crianças acabam não se socializando e não sabendo lidar direito com pessoas que não sejam de sua proximidade. Ao entrar na escola começam a ter contato com essa socialização e, além disso, começam a estimular sua autonomia, estes então, acabam sendo a principal vantagem para que a criança melhor se desenvolva.
Muitos estudos afirmam que é a partir dos três anos que se pode notar um maior aproveitamento da criança em relação à aprendizagem, porém, não há uma idade ideal para que as crianças comecem a frequentar o ambiente escolar.
Outro fator muito importante nesse primeiro contato com a escola infantil, é a equipe de profissionais que trabalham nesse meio. Além de que você poder acompanhar todo o desenvolvimento do seu filho de perto, algumas escolas permitem que através do site você veja todos os profissionais e esteja sempre acompanhando caso ocorra alguma mudança.