O Governo da Etiópia decretou nesta sexta-feira (03) estado de alerta em todo o país, após o país ser atingido por um terremoto de magnitude de 5, 8 graus, o qual não causou vítimas até o momento, apenas danos materiais.
Por precaução, moradores que residem em áreas considerada de risco, estão sendo retirados de suas casas e sendo levados para locais seguros, sejam em abrigos público, sejam residências de familiares e/ou amigos.
De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), o terremoto ocorreu por volta das 21h50min (horário de Brasília), a cerca de 200 km de distância da cidade de Addis Ababa, capital do país.
Além do abalo sísmico, o país também vem sofrendo com erupções vulcânicas. Por enquanto o vulcão apenas está ameaçando entrar em erupção, mas por precaução o governo determinou a saída de todos os moradores que residem nas proximidades dele.
Ainda não há informações sobre possíveis vítimas, mas por determinação das autoridades locais, as equipes de emergência continuam em prontidão.
O Governo Federal decidiu antecipar todas as medidas de proteção para seus cidadãos.
A região onde os tremores foram mais fortes é conhecida como Afar. Trata-se de uma área dividida em três partes e separadas da crosta terrestre. Fica localizada no chamado ‘Triângulo de Afar’. Existem fendas e rachaduras no solo.
Cientistas ouvidos pela equipe de reportagem afirmam que um oceano poderá se abrir no local daqui a 1 milhão de anos.
Com informações das Agências Brasil e Estado