
Reunião entre o Secretário Athayde Nery e os subsecretários – Foto: FCMS/Divulgação
Campo Grande (MS) – Para formalizar apoio ao evento “Ancestralidade Mulher e Sábios Indígenas” reuniram-se na manhã desta segunda-feira (20/03) na Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC), Athayde Nery, titular pasta junto com o secretário adjunto, Tomaz Ramos Escrivano, com o articulador internacional dos direitos indígenas Marco Terena, com a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena, Silvana Dias de Souza Albuquerque, o diretor da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão) jornalista Bosco Martins e o procurador jurídico da instituição Danilo Magalhães e Danilo Terena e Zito Ferrari.
O evento Ancestralidade Mulher e Sábios Indígenas acontece hoje (21/03) às 20h e amanhã a partir das 8h no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo reunir dois segmentos importantes dos Povos Indígenas que são as mulheres e os Anciãos, sábios na formação educação, formação, e estratégias para a qualidade de vida de seus Povos. O evento irá contar com a presença do embaixador do Canadá no Brasil Riccardo Savone.
“O evento é inovador, os próprios indígenas é que irão compor a mesa de debates, não serão especialistas falando sobre índios”, disse Marcos Terena, articular internacional dos direitos indígenas e organizador do evento que destaca ainda que nesse ano se comemora os 10 anos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas pela ONU (Organização das Nações Indígenas).

Reunião entre o Secretário Athayde Nery e os subsecretários – Foto: FCMS/Divulgação
Para Silvana Albuquerque, subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena, destaca que o encontro que irá tratar da mulher e ancião indígena vem de encontro com a Semana dos Povos Indígenas que será realizada de 26 a 29 de abril.
O secretário Athayde Nery da SECC destacou as políticas criadas no governo atual e a importância política do evento de hoje, “não só criou a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, bem como esse governo dialoga permanentemente como os povos indígenas e este evento traz um olhar diferenciado”, e reafirmou o apoio à Semana dos Povos Indígenas.
Serviço: Ancestralidade Mulher e Sábios Indígenas acontece hoje e vai até amanhã. A abertura do evento será hoje (20/03) às 20h. Amanhã os debates continuam a partir das 8h. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Justiça de MS.

Reunião entre o Secretário Athayde Nery e os subsecretários – Foto: FCMS/Divulgação
Programação:
20/03 – Segunda Feira
20h00 – Solenidade de Abertura
Orquestra Indígena de Campo Grande
Canto da Mulher Indígena – Miguelina da Silva
Pronunciamentos
Sr. Marcos Terena
Ricardo Savone – Embaixador do Canadá
Governador Reinaldo Azambuja
Divoncir Schreiner Maran – Presidente do Tribunal de Justiça
Encerramento: Coquetel Intercultural Indígena
21/03 – Terça – Feira
8h00- Celebração Espiritual e Cultural – Catalino Kaiowá
8h15/9h15 – 1º Plenária: Mesa sobre os Direitos Humanos da Mulher
Palestrante: Conselho Nacional das Mulheres Indígenas
Testemunho: Vanessa Xerente e Linda Terena
Coordenação: Aristela Bakari
9h30/10h30 – 2ª Plenária: Mesa sobre o Modelo de Vida dos Anciãos e seus Conhecimentos
Palestrante: Secretaria dos Direitos Humanos
Testemunho: Ancelmo Clementino e Edna de Souza
Coordenação: Lisio Lili
10h30/10h50 – Café
11h00/12h30 – 3ª Plenária: Mulheres e Anciãos em Diálogos – A construção de um novo Processo
Palestrante: Coordenação da Mulher Indígena do ITC
Testemunho: Aguida Roberto, Turu e Dionísio Antonio
Coordenação: Janete Lili Azambuja
13h00/14h00 – Almoço
14h30/16h00 – Apresentação do Relatório Final – Elisangela Candelaria da Silva e Danielly Coletti
17h00 – Recomendações e Propostas – Marcos Terena