Campo Grande (MS) – Para formalizar apoio ao evento “Ancestralidade Mulher e Sábios Indígenas” reuniram-se na manhã desta segunda-feira (20/03) na Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC), Athayde Nery, titular pasta junto com o secretário adjunto, Tomaz Ramos Escrivano, com o articulador internacional dos direitos indígenas Marco Terena, com a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena, Silvana Dias de Souza Albuquerque, o diretor da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão) jornalista Bosco Martins e o procurador jurídico da instituição Danilo Magalhães e Danilo Terena e Zito Ferrari.
O evento Ancestralidade Mulher e Sábios Indígenas acontece hoje (21/03) às 20h e amanhã a partir das 8h no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo reunir dois segmentos importantes dos Povos Indígenas que são as mulheres e os Anciãos, sábios na formação educação, formação, e estratégias para a qualidade de vida de seus Povos. O evento irá contar com a presença do embaixador do Canadá no Brasil Riccardo Savone.
“O evento é inovador, os próprios indígenas é que irão compor a mesa de debates, não serão especialistas falando sobre índios”, disse Marcos Terena, articular internacional dos direitos indígenas e organizador do evento que destaca ainda que nesse ano se comemora os 10 anos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas pela ONU (Organização das Nações Indígenas).
Para Silvana Albuquerque, subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena, destaca que o encontro que irá tratar da mulher e ancião indígena vem de encontro com a Semana dos Povos Indígenas que será realizada de 26 a 29 de abril.
O secretário Athayde Nery da SECC destacou as políticas criadas no governo atual e a importância política do evento de hoje, “não só criou a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, bem como esse governo dialoga permanentemente como os povos indígenas e este evento traz um olhar diferenciado”, e reafirmou o apoio à Semana dos Povos Indígenas.
Serviço: Ancestralidade Mulher e Sábios Indígenas acontece hoje e vai até amanhã. A abertura do evento será hoje (20/03) às 20h. Amanhã os debates continuam a partir das 8h. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Justiça de MS.
Programação:
20/03 – Segunda Feira
20h00 – Solenidade de Abertura
Orquestra Indígena de Campo Grande
Canto da Mulher Indígena – Miguelina da Silva
Pronunciamentos
Sr. Marcos Terena
Ricardo Savone – Embaixador do Canadá
Governador Reinaldo Azambuja
Divoncir Schreiner Maran – Presidente do Tribunal de Justiça
Encerramento: Coquetel Intercultural Indígena
21/03 – Terça – Feira
8h00- Celebração Espiritual e Cultural – Catalino Kaiowá
8h15/9h15 – 1º Plenária: Mesa sobre os Direitos Humanos da Mulher
Palestrante: Conselho Nacional das Mulheres Indígenas
Testemunho: Vanessa Xerente e Linda Terena
Coordenação: Aristela Bakari
9h30/10h30 – 2ª Plenária: Mesa sobre o Modelo de Vida dos Anciãos e seus Conhecimentos
Palestrante: Secretaria dos Direitos Humanos
Testemunho: Ancelmo Clementino e Edna de Souza
Coordenação: Lisio Lili
10h30/10h50 – Café
11h00/12h30 – 3ª Plenária: Mulheres e Anciãos em Diálogos – A construção de um novo Processo
Palestrante: Coordenação da Mulher Indígena do ITC
Testemunho: Aguida Roberto, Turu e Dionísio Antonio
Coordenação: Janete Lili Azambuja
13h00/14h00 – Almoço
14h30/16h00 – Apresentação do Relatório Final – Elisangela Candelaria da Silva e Danielly Coletti
17h00 – Recomendações e Propostas – Marcos Terena