Palestras serão ministradas por renomados profissionais da agronomia de áreas como produção animal em pasto, melhoramento genético animal e rastreabilidade e certificação animal
O projeto de Lei 1016/2015 que tramita na Câmara dos Deputados visa alterar a Lei nº 5.550, de 1968, que define as atribuições dos zootecnistas. Proposto pela deputada Júlia Marinho (PSC-PA), se aprovado, o PL restringirá as atribuições de engenheiros agrônomos e médicos veterinários na área de produção animal, atividades que passarão a ser exclusivas de zootecnistas.
O assunto tem sido alvo de debates e manifestações de associação de engenheiros agrônomos em todo o país, já que os engenheiros agrônomos são pioneiros no Brasil nas atividades voltadas à produção animal. As atribuições na área são conferidas aos Engenheiros Agrônomos desde 1933, quando promulgado, pelo então presidente Getúlio Vargas, o decreto 23.196, que regulou o exercício da profissão. Outro fato relevante é o de que disciplinas que integram as matrizes curriculares dos cursos de Agronomia de todo o país conferem aos engenheiros agrônomos a capacidade técnica para a atuação na área de produção animal.
Para debater o tema, o Crea-MS promove no dia 25 de agosto, em Campo Grande, a partir das 17h, o 1º Ciclo de Palestras Agronômicas que tem como tema “A atuação do Engenheiro Agrônomo nas atividades de zootecnia”. Serão palestras e debates com renomados profissionais da agronomia em áreas como produção animal em pasto, melhoramento genético animal e rastreabilidade e certificação animal.
As inscrições estão sendo feitas gratuitamente no site www.creams.org.br e para participar é necessário colaborar com 1kg de alimento não perecível. Informações podem ser obtidas pelo telefone 67 3368-1026, das 12h às 18h.
Confira a programação
17h – Abertura
17h30 a 18h15 – Palestra 1 – Atribuição Profissional do Engenheiro Agrônomo para o Exercício da Zootecnia
Ministrante: Engª. Agrª. Me. Maria Rita Jacinto Rodrigues Por Deus – Gerente do Departamento de Assessorias Técnicas do Crea-MS
18h15 a 19h15 – Palestra 2 – Produção Animal em Pasto
Ministrante: Eng. Agr. Dr. Rodrigo Amorim Barbosa – Pesquisador da Embrapa Gado de Corte – Embrapa CNPGC
19h15 – Intervalo
19h45 a 20h45 – Palestra 3 – Tema: Melhoramento Genético Animal
Ministrante: Eng. Agr. Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Júnior – Pesquisador da Embrapa Gado de Corte – Embrapa CNPGC
20h45 a 21h30 – Palestra 4 –Rastreabilidade e Certificação Animal
Ministrante: Eng. Agr. Márcio Vinicius Ribeiro de Moraes – Consultor e Proprietário da Empresa Pantanal Certificadora de Rondonópolis – MT.
21h30 a 22h – Mesa redonda