Uma forte explosão atingiu neste domingo (11) um Trulli (antigas construções de pedra, com telhados cônicos), causando a morte de um turista. As causas do incidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.
De acordo com informações da Agência Ansa, a explosão aconteceu na cidade de Cisternino, na província de Brindise, e a principal suspeita é a de que tenha sido provocada por um vazamento de gás.
Equipes da polícia, dos bombeiros e de resgate foram mobilizadas e enviadas para a região, que foi isolada.
O turista foi identificado como sendo Nicola Salatino, de 55 anos, natural da província de Bari. Ele passava férias na cidade de Cisternino, ao lado da esposa, de 53 anos, que ficou ferida. Ela foi socorrida e encaminhada para um hospital.
A polícia local informou que a vítima fatal ficou cerca de três horas sob os escombros. O corpo foi resgatado e levado para o necrotério de um hospital próximo ao local da tragédia.
O prefeito da cidade Cisternino, Lorenzo Perrini, lamentou o ocorrido e se solidarizou com a família das vítimas.
“Expresso minhas condolências e de toda a comunidade de Cisternino por essa tragédia com uma família que havia escolhido nosso território para passar alguns dias na companhia de amigos”, disse Lorenzo Perrini à Agência ANSA.
Os Trullos foram construídos nos campos, inicialmente pare servirem de abrigos temporários e/ou moradias para agricultores. Após serem abonados, se tornaram alojamentos turísticos no Sul da Itália. Muitos estão disponíveis em plataformas turísticas, como o Airbnb.
Na cidade de Alberobello, também no Sul da Itália, o conjunto de ‘Trulli’ é tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Mundial da Humanidade.