Uma forte explosão, seguida por um incêndio, atingiu na manhã desta quarta-feira (26/12) um apartamento em um prédio no Centro de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 14 pessoas ficaram feridas, tento o prédio sido interditado pela Defesa Civil.
De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pela Assessoria de Comunicação da Brigada Militar (BM), todas as vias públicas de acesso ao prédio foram bloqueadas.
Testemunhas disseram que parte do prédio desabou sobre carros que estavam estacionados, danificando-os. Os feridos foram socorridos pelos bombeiros e paramédicos e levados a um hospital da cidade.
Equipes de emergência, agentes da Polícia Civil, policiais da Brigada Militar, Militares do Corpo de bombeiros e técnicos da Defesa Civil, foram acionados e enviados para o local, que permanece isolado.
Todos os moradores tiveram que deixar rapidamente o prédio, que permanece interditado. Técnicos da Defesa Civil, com o auxílio de bombeiros, estão vistoriando a edificação para verificar os danos causados a estrutura, e se existe o risco de desabamento.
Um dos bombeiros que participa da operação, e que pediu para não ser identificado, disse que a estrutura da edificação está bastante danificada e que uma das prováveis causas da explosão pode ter sido um vazamento de gás em um dos apartamentos.
A proprietária do apartamento onde ocorreu a explosão, uma idosa de 68 anos, estava sozinha no momento do incidente. Ela sofreu queimaduras graves e precisou ser transferida para uma unidade de atendimento especial. Ela disse à filha que a explosão aconteceu quando precisou acender a luz.
As demais vítimas foram atingidas por escombros, inclusive alguns pedestres que caminhavam pela calçada do prédio. Todas foram levadas para o Hospital São Carlos, em Farroupilha.
Alguns idosos que estavam dentro do prédio e nas imediações ficaram abalados e precisaram de atendimento médico.
O prédio onde ocorreu a explosão fica localizado na Avenida Independência e 16 famílias residem no local. No andar térreo há várias lojas e salas comerciais.
Um carro que estava estacionado ao lado do prédio foi atingido pelos escombros e ficou completamente destruído.
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul enviou para o local esquipes e viaturas de Farroupilha e Caxias do Sul.
Com informações da Assessoria de Comunicação da BM/RS