O potencial produtivo do Vale do Ivinhema e a importância da união do setor produtivo. Estes foram os destaques citados pelas lideranças rurais e durante a abertura da Exponan 2017, realizada na última quarta-feira (14).
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, participou da abertura desta que é a 36ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Nova Andradina. O evento é um dos mais tradicionais da região do Vale do Ivinhema, e atrai público de estados vizinhos como Paraná e São Paulo.
Ocupando a 9ª colocação na participação do PIB estadual, o município é conhecido como a “Capital do Vale do Ivinhema” e “Capital do Boi”, em razão de ser avaliada como um dos principais polos pecuários do Brasil.
“Em Nova Andradina tem mais de 420 mil cabeças e se relacionar todo o entorno chegaremos a um milhão de animais e isso mostra a pujança do rebanho da região. O Sistema Famasul busca o compartilhamento de conhecimento e disponibiliza um leque de atividades dentro da agropecuária. No Sindicato Rural de Nova Andradina, só em 2016, foram 65 propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial o que significa aumento de produtividade por meio da adoção de novas tecnologias”, destaca o presidente da Federação, Mauricio Saito.
Com o sucesso da feira do ano passado que teve entrada franca, o sindicato rural vai repetir a dose e abrir os portões todos os dias para o público. A Exponan vai até o domingo, dia 18 de junho. Na grade de programação estão os cursos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, palestras, leilões, shows e rodeios.
A novidade é que a feira foi inserida no calendário estadual do ranking de julgamento da raça Girolando, com a participação de mais de 100 animais oriundos de vários municípios do Estado. “Isso para nós foi muito bom, porque vai incentivar nossa bacia leiteira. Atualmente em Nova Andradina temos oito laticínios fazendo a captação de leite e cerca de três mil pequenos produtores familiares que trabalham nessa cadeia. Então o julgamento é uma conquista e é uma forma de valorizar essa força que nós temos. Vamos proporcionar uma exposição de resultados mesmo diante das dificuldades do país”, aponta o presidente do sindicato rural, Hemerson Israel dos Santos.
O evento contou com a presença de várias lideranças políticas locais e do setor, entre elas os presidentes dos Sindicatos Rurais de: Batayporã (Altamir José Ramos Fonseca), Vicentina (Valter Dalla Valle,) Anaurilândia (Ligia Franciscon Ricardo), Ponta Porã (André Cardinal Quintino), Jateí (José Pereira da Silva), e do diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan e da presidente do sindicato de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel.