São Paulo (SP) – O Extra lança seu novo posicionamento de marca, que vai permear toda a comunicação da rede a partir do dia 21 de agosto. A nova comunicação foi baseada em estudos de comportamento de compra do consumidor da rede e acompanha a fase atual da bandeira, que acaba de apresentar ao mercado um programa de reformulação de suas lojas de hiper e supermercado, com novo layout e adequação de sortimento, pricing e serviços.
“Para desenvolvimento e criação desse novo posicionamento, foi feito um amplo estudo com clientes da marca que envolveu 4 passos: entender as tendências do consumidor brasileiro; como essas tendências se comportam no cenário do Extra e entender o público alvo prioritário da marca para assim, pesquisá-lo em profundidade. Dessa forma, alinhado ao novo momento da marca e considerando a opinião do nosso cliente, criamos a campanha institucional”, diz Eandres Gomes, gerente de marketing do Extra.
Nas pesquisas internas realizadas, os pontos indicados como prioritários pelos clientes, estão, além da força promocional da marca, a conveniência de localização das lojas, o sortimento de mercearia e alimentos frescos, além do atendimento e ambiente prático para compras, com boa comunicação dos produtos e preços. “A pesquisa revelou, também, que o cliente quer otimizar o seu tempo em todos os sentidos, inclusive nas compras. Sendo assim, queremos mostrar ao nosso cliente todos os nossos diferenciais e mostrar a ele que a nossa loja tem tudo o que ele necessita e prioriza”, destaca.
Como fruto desse processo, a nova campanha institucional apresentará o novo slogan “Você Merece um Extra”, e destacará em suas peças publicitárias todas as ações que a rede faz para proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente. Com criação da Havas, o pacote publicitário inclui filmes para TV aberta e fechada, além de mídia impressa, online e ativação nas redes sociais. Os vídeos e peças publicitárias vão traduzir as principais mudanças realizadas na operação da rede, como layout de loja, destaque nas ofertas, além de uma maior oferta de serviços de perecíveis, sempre acompanhados da frase “Você merece”, destacando o verdadeiro motivo de toda essa reformulação: o cliente.
Nas fotos e filmes, a atitude alegre e extrovertida que faz parte do DNA do Extra se manteve, mas com um olhar novo e valorizando, além do momento das compras, o “algo a mais” que o cliente merece: como um sorriso do atendente, momentos incríveis em família e de descontração na própria loja.
Além do filme institucional, toda a comunicação foi revista. A rede terá novo padrão de folhetos, mais moderno, com exposição de produtos mais organizada e também nova forma de precificar, que chama mais a atenção para os preços e condição de pagamento. A forma de apresentar as ofertas na TV também será diferente, com um visual mais limpo e de fácil entendimento para o cliente.
“O Extra está passando por uma fase de atualização de suas lojas e a comunicação precisa acompanhar esse processo. Com uma linguagem adequada, mostramos ao consumidor todas as modificações que estamos fazendo para proporcionar uma experiência de compra ainda melhor e que vai muito além de oferecer o preço mais barato”, comenta Gomes. “Afinal, o cliente é o responsável por todas as ações que a rede realiza e estamos fazendo tudo isso porque ele pediu, e ele merece”, completa o gerente de marketing.
Ficha técnica:
Título Original: Você Merece Um Extra
Produto: Institucional/Ofertas
Cliente: Extra
Agência: Havas Worldwide
Direção Geral: Mauricio Kato
VP de criação: Rodrigo Corbari
Direção de criação: Camila Dammann, Eduardo Freitas
Criação: Maurício Kumazawa, John Symon, Eduardo Alberti, Jorge Gibelli
Diretora Geral Atendimento: Monica Moraes
Atendimento Agência: Raquel Hipólito/Sara Reis
Planejamento: Cristiane Ramos/Rafael de Andrade
Aprovação Cliente: Eandres Aguiar/Theodoro Tortoro
Mídia: Fabio Nocetti/Cristina Lima
Diretor Geral de produção: Gilmar de Souza
RTVC: Beth Gonçalves/Patricia Cosmo
Produtora: YourMama Films
Direção: Ale Cassulino
Produção executiva: Mayra Auad | Carlos Guedes (Cebola)
Atendimento produtora: Malaika Cipriano
Coordenação de Produção: Beatriz Morgado
Diretor de Produção: Agnaldo Melo (Latino)
Dir. fotografia: Marcelo Corpani
Montagem/editor: Gabriel Xavier
Finalização: Equipe YourMama
Produtora de Som: Panela Produtora de Áudio
Produção Trilha: Daniel Galli/Filipe Trielli
Produção Executiva Trilha: Cristiano Pio de Almeida
Coord. Estúdio: Chandra Lima
Tec. de som: Janjão Vasconcelos/David Mazuca
Fonte: DV Comunicação