A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (23) que a cidade de Madri, na Espanha, integrará o calendário da principal categoria do automobilismo mundial a partir da temporada de 2026.
O Grande Prêmio da capital espanhola ocorrerá em uma pista urbana nos arredores do centro de convenções IFEMA, não muito distante do aeroporto Madrid-Barajas.
A confirmação de Madri ocorreu depois de vários meses de especulação sobre o desembarque da cidade no calendário da categoria. O contrato com a F1 é válido até 2035.
Em um modelo semelhante ao de Miami, nos Estados Unidos, a pista espanhola, que tem 5,474 quilômetros e 20 curvas, passará por trechos públicos e por propriedades privadas.
“Madri é uma cidade incrível com um patrimônio esportivo e cultural impressionante. Com o anúncio, vai começar um novo e emocionante capítulo da F1”, afirmou o CEO da categoria, Stefano Domenicali.
“O projeto do circuito de Madri é fascinante, marcante na sua energia e tem no seu cerne uma experiência inovadora para pilotos e fãs de F1. Mostra que existe um enorme apetite em todo o mundo pelo nosso esporte”, acrescentou o italiano.
Essa não será a primeira vez que Madri receberá a categoria, pois sediou nove GPs entre as temporadas de 1968 e 1981, no circuito de Jarama.