São Paulo (SP) – Após dias chuvosos, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 inundou de azul as ruas da zona leste de São Paulo com corredores amadores e profissionais neste domingo (10). Com o tempo firme, os atletas fizeram uma verdadeira festa esportiva desde a largada, no CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), no Tatuapé. O protagonismo na sétima etapa da série mais tradicional de corridas de rua do Brasil ficou com Fábio Jesus Correia e Andreia Aparecida Hessel, campeões na categoria Elite 10km.
No calor da disputa masculina, Fábio Jesus Correia emergiu como o grande vencedor, completando os 10km com o tempo de 30min51. Ele foi seguido de perto por Damião Ancelmo de Souza, que garantiu a segunda posição com 32min15. O terceiro lugar foi de Clayton Elias Gomes completou o pódio masculino, com 32min23. “Minha expectativa era fazer um tempo melhor, algo como 29 baixo (tempo mais próximo de cravar 29 minutos), porém, pela dificuldade do percurso, acredito que fiz uma ótima marca e consegui a vitória”, comentou Fábio. Ele ficou conhecido por trabalhar como coletor de lixo e se tornar o melhor brasileiro na São Silvestre em 2022 (quarto lugar) e tem resultados expressivos nesta temporada como medalha de ouro na meia maratona dos Jogos Sul-Americanos de Corrida de Rua, no Paraguai.
A prova feminina também foi marcada por boas performances. Andreia Aparecida Hessel conquistou o primeiro lugar ao cruzar a linha de chegada em 37min24, mostrando resistência e estratégia ao longo do percurso. Franciele Monalisa dos Santos assegurou a segunda colocação, com o tempo de 40min09. “Sabia que percurso não seria fácil, mas isso também foi importante, porque meu objetivo era também a preparação para a Maratona de Curitiba, semana que vem, e que tem características parecidas. Consegui abrir antes do primeiro quilômetro e corri praticamente sozinha”, declarou Andreia, uma das três melhores maratonistas no Brasil (tem 2h34min55 em Nagoya, Japão) e que ainda vai disputar a São Silvestre no dia 31 de dezembro.
Padrinho dá a largada e participa da premiação – O bicampeão mundial indoor do salto em distância Mauro Vinícius da Silva, o Duda, foi o padrinho da etapa de São Paulo do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series e deixou uma mensagem de incentivo e reconhecimento aos corredores, logo depois de colaborar na premiação. “Todos vocês acordaram cedo para praticar esporte, que traz saúde e bem-estar físico e mental. E comigo não foi diferente. Mais que palavras para incentivo, quero parabenizar a todos aqui. Vocês são campeões. Tivemos a participação de PCDs, do pessoal da Caixa e milhares de amantes do esporte. É um prazer estar aqui e acompanhar tudo isso”, afirmou.
Resultados
Elite Masculina 10km
1- Fábio Jesus Correia – 30min51
2 – Damião Ancelmo de Souza – 32min15
3 – Clayton Elias Gomes – 32min23
Elite Feminina 10km
1 – Andreia Aparecida Hessel – 37min24
2 – Franciele Monalisa dos Santos – 40min09
Pegada do Bem – O retorno do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series em 2024 trouxe de volta o Pegada do Bem e os corredores da etapa de São Paulo também tiveram a oportunidade de fazer a sua parte em prol da sociedade. Criada há 10 anos pela HT Sports, com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos, a ação já arrecadou mais de 3 mil pares de tênis, beneficiando mais de 70 instituições. Desde a primeira etapa deste ano, em Brasília, dia 14 de julho, a organização do Circuito Caixa tem recebido doaçōes, que serão direcionadas e entregues para entidades de Porto Alegre, que terá sua etapa realizada dia 1º de dezembro.
Tradição esportiva – Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA recebeu mais de 316 mil pessoas em 143 provas pelo Brasil até 2018, quando teve sua interrupção forçada em função da pandemia após 15 anos de uma história de sucesso. Agora, em 2024, serão 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País.
O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 segue agora para Campo Grande, no próximo domingo (17) e depois vai para Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES), fechando a temporada com 11 provas. O Circuito tem patrocínio da CAIXA, com realização da HT Sports e é evento oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e do Comitê Paralímpico Brasileiro.
CIRCUITO CAIXA 2024
14/07 – Brasília – Esplanada dos Ministérios – realizada
21/07 – Belo Horizonte – Praça Nova Pampulha – realizada
01/09 – Aracaju – Passarela do Caranguejo/Farol Coroa do Meio – realizada
08/09 – Salvador – Praça do Piatã – realizada
15/09 – Maceió – Estacionamento do Jaraguá – realizada
02/11 – Goiânia – Paço Municipal – realizada
10/11 – São Paulo – CERET – realizada
17/11 – Campo Grande – Parque das Nações Indígenas
24/11 – Palmas – Praia da Graciosa
01/12 – Porto Alegre – Rótula das Cuias da Av. Beira Rio
08/12 – Vitória – Praça do papa