Advogado, professor, deputado federal por três mandatos e com uma longa carreira na vida pública. Após tantas realizações, Fábio Trad sentiu que tinha chegado o momento de retomar um desejo antigo, que vinha da infância: dar vazão à sua paixão pela literatura e reunir seus escritos em um livro. Assim nasceu “Ruas que Ainda Transitam em Mim”, que será lançado nesta quinta-feira (21) e estará disponível para compra on-line e em livrarias da Capital.
“Desde criança tenho uma relação muito emocional com os livros. Sempre fui um bom leitor, ocorre que eu me formei em Direito, mergulhei na advocacia e na docência e tive a oportunidade de vivenciar leituras mais técnicas, inclusive participei como coautor e coordenador de algumas obras jurídicas. Mas sempre tive o desejo de compartilhar com as pessoas minhas impressões, meus pensamentos, algumas passagens do cotidiano que eu reputo interessantes, tinha vontade de contar histórias, e chegou o momento em que me senti amadurecido para publicar”, resume Fábio Trad.
A obra reúne passagens da vida do autor e histórias imaginárias, alguns contos nos quais ele mistura ficção e realidade, além de crônicas baseadas no dia a dia. O processo criativo levou meses, entre escrita, maturação e os toques finais para a obra ser concluída. “Foram inspirações episódicas de passagens da minha vida e histórias imaginárias, mas o conteúdo central da obra é a travessia de um percurso existencial que vai da infância, com algumas passagens pela adolescência, até a incursão na ficção”, detalha o autor.
A experiência na vida pública, tanto na política como na advocacia e na docência, serviu de bagagem para o agora escritor, que afirma que “há muita literatura no Direito”. Sobre o título, “Ruas que Ainda Transitam em Mim”, a explicação vem de todos os lugares marcantes para o autor, que de certa forma serviram de inspiração para a obra. “Eu estava escrevendo e observei que tinha um ponto fixo que eram os lugares onde eu estive, que tive a oportunidade de observar, e nessa questão me fixei nas ruas, então desde que nasci até hoje, as ruas que transitam, emocional e sentimentalmente, no meu espírito”, define.
Como inspiração, Fábio Trad cita os clássicos da literatura de ficção e não ficção, que sempre estiveram presentes em sua rotina como leitor, cronistas como Otto Lara Rezende, Rubem Braga, Erico Verissimo, a reunião de crônicas de Chico Buarque, o escritor russo Tchekhov e os contos de Machado de Assis. “Mas nada copiado, sempre adaptado a um estilo que eu procuro manter, que é um estilo próprio. Me permiti dar asas à imaginação e fui criando”, comenta Trad. “É um caminho sem volta, dei vazão a uma necessidade, de maneira que agora é continuar escrevendo e procurando imprimir nas páginas a minha visão peculiar sobre o mundo, sobre as relações humanas, sobre o futuro, sobre o passado”, finaliza.
Serviço: O livro “Ruas que Ainda Transitam em Mim”, escrito por Fábio Trad, publicado pela Life Editora, será lançado nesta quinta-feira, dia 21 de março, e estará disponível para compra a partir dessa data no site da Life Editora, na Amazon e na Livraria Leitura, que fica na Av. Afonso Pena, nº 4.909 – Santa Fé.